SPQR – Uma História da Roma Antiga

Somos grandes fãs de história cá em casa. Discutimos o que se passou e padrões que, por vezes, se repetem e gostamos de pequenas curiosidades históricas. Daí o entusiasmo quando vimos que a Editora Bertrand editou  um novo olhar sobre a história de Roma antiga.
Aqui está a sinopse retirada daqui:
Roma Antiga era uma cidade imponente até para os padrões modernos, uma metrópole sqprimperial com mais de um milhão de habitantes, uma mistura de luxo e de lixo, de liberdade e de escravatura, de respeito e de guerra civil. Foi o centro de poder de um império que se estendia da Península Ibérica à Síria. S.P.Q.R. («o Senado e Povo de Roma») narra a ascensão inédita de uma pequena aldeia no centro da Itália a capital de uma civilização que, dois mil anos depois, ainda molda muitas das nossas conceções de poder, cidadania, responsabilidade e beleza.

Questiona a forma como pensamos os romanos e explora o modo como os romanos se pensavam a si mesmos: como lidavam com o terrorismo e com a revolução, como encaravam as migrações e a mobilidade social e como inventaram um novo conceito de cidadania e de nação. É uma história surpreendente, eloquente e incontornável de Roma Antiga.

Advertisements
%d bloggers like this: