The Heretic’s Daughter

The Heretic’s Daughter ou A Filha da Herege, como na tradução brasileira, é um romance histórico que nos leva ao tempo da caça às bruxas em Salem, nos Estados Unidos da América.

Esta história,  sobre a coragem, as traições e a união familiar, é muito próxima da autora, uma das descendentes das pessoas condenadas por bruxaria em Salem, no fihereticsdaugtherm do século XVII.

Podemos encontrar nesta obra a descrição da vida dura dos colonos nesta altura, onde só não tinham de lutar contra as agruras das doenças e dos Invernos rigo
rosos, dos assaltos constantes dos índios mas igualmente de se submeter à ignorância por parte de outros colonos.

Da minha parte, achei muito interessante perceber as dificuldades porque uma família passou após a mãe e filha terem sido acusadas de bruxaria . A solução reside na verdade ou na mentira, dependendo do instinto de sobrevivência.

Foi um livro que considero arrebatador e cuja envolvência leva o leitor a deixar o seu confortável sofá do século XXI e levar-nos a um passado, que mesmo não sendo o nosso, não deixa de nos fazer pensar. A violência e a falta de soluções para doenças simples, hoje em dia, também fazem parte de um Portugal não muito distante, mas acima de tudoa ignorância, tão próxima em termos de história e sociedade, que aliada ao medo leva às maiores injustiças.

Advertisements
%d bloggers like this: