Hoje não vou apresentar a nossa convidada… Leiam o texto e, no fim, descubram quem é (surpresa)! Pelo caminho, aprendam mais sobre o uso das cores!
usos da cor

A cor é muito importante e pode ditar o que compramos, o que escolhemos, o que vestimos e até o que comemos!

Nesta perspectiva, decidi ocupar O Dia da Liberdade hoje com cores e com 5 usos que considero importantes para a cor (e que vocês podem comprovar todos os dias).

#1 Roupa

roupa cor
No nosso dia-a-dia, a roupa é uma constante. As cores que usamos, quer acreditem, quer não, influenciam e transmitem algo, não só às pessoas que nos rodeiam, mas também a nós próprios. Por alguma razão as pessoas que trabalham num banco ou com seguros se vestem de maneira e cores diferentes das que trabalham num hospital. Apesar de nestes dois casos as paletas de cor serem as mesmas ou semelhantes (maioritariamente azuis mas, por vezes, verdes), são tons diferentes com missões diferentes. Um tom de azul mais claro transmite calma e serenidade, enquanto que um azul mais escuro transmite formalidade e lealdade.

#2 Comida

comida cor
Quem é que nunca ouviu alguém dizer (ou já disse) “não quero comer os verdes”? É algo frequente nos miúdos, por exemplo. Pois bem, a cor e o modo de apresentação da comida também importa. Ter um ovo mexido acinzentado ou ter um ovo mexido amarelado é completamente diferente. Se repararem bem, as comidas nas publicidades têm sempre um aspecto bem tratado e cores vistosas e vibrantes porque se fossem cores mortas (por exemplo verde seco) remeteriam-nos para sensações mais desagradáveis (também depende da comida, claro).

#3 Cinema

cinema cor
A cor no cinema, nas séries e na publicidade (como disse anteriormente) é um factor bastante importante e manipulador. Não precisamos de ver uma personagem vestida de vermelho para nos transmitir raiva (ou paixão), claro, e há outros factores (como as formas utilizadas – triângulos, círculos, quadrados – e as feições da cara) que afectam a nossa percepção. No entanto, os filmes passam por uma fase de correcção de cor e as roupas (sim, as roupas), os adereços e os cenários têm cores específicas para transmitirem a mensagem certa. Vejamos um exemplo simples: o filme “Inside Out – Divertidamente”. A cor é muito fácil de perceber neste caso: o Raiva é vermelho, a Repulsa é verde, a Tristeza é azul. Isto é algo que pode parecer muito básico, mas que é usado com muita estratégia.

#4 Decoração

decoração cor
Também na decoração a cor é importante. Sabermos que não queremos um quarto com vermelhos e laranjas berrantes é saber utilizar a cor. Cada divisão tem um leque de cores que deve, ou não, ser utilizado. Quem diz cores, diz padrões e a sua mistura. As cores que transmitem mais calma devem ser aplicadas no quarto porque isso irá influenciar aquilo que sentimos nesse espaço. O branco, por exemplo, dá a ideia de amplitude ao espaço e é ideal para casas pequenas.

#5 Blogs

blog cor sem fim
Para finalizar, o mundo da web e dos blogs. Há certas coisas que jogam bem (e outras que jogam mal) seja na web ou noutro sítio qualquer. No entanto, há técnicas e técnicas que podem ser usadas tanto no design do próprio blog como na divulgação do mesmo. Ter uma paleta de cores reduzida é algo bastante aconselhável para minimizar as distracções e manter sempre a mesma paleta para todo o material ajuda a que identifiquemos o blog onde quer que o vejamos.
Decidi reunir estes 5 usos importantes da cor mas é claro que existem muitos outros. Podem encontrar mais informações no meu blog, assim como um curso onde aprenderão a fazer paletas de cor incríveis (e não só!).

Sobre a Autora

Joana Isabel

Joana Isabel, Ju para os amigos, é licenciada em Design Multimédia e Cinema de Animação. No blog dela podem encontrar assuntos diversos desde viagens a dicas de fotografia, com especial destaque para as entrevistas que ela faz a bandas.

 

Anúncios
Posted by:Silvia Reis

Former Higher Education Teacher, now working as a freelance translator and a full time mom...