8 Livros de Natal para uma Criança Especial

especial

Há alguém mais especial do que os nossos filhos? Quem é pai/mãe/avô/avó sabe que a maior dor de cabeça no natal é encontrar aquele presente especial para os nossos. Hoje trago-vos 8 livros especiais para simplificar o natal.

A Fada Oriana de Sophia de Mello Breyner Andresen

Neste que é o ano de Sophia, não podia deixar de recomendar A Fada Oriana, obra que já corre à gerações e continua a deixar sonhar crianças por este mundo fora.

SINOPSE

Metas Curriculares / Plano Nacional de Leitura

Livro indicado pelas Metas Curriculares para o trabalho da Educação Literária no 5.° ano e recomendado pelo PNL para leitura orientada no 5.° ano de escolaridade.

Dizia Sophia que as fadas são seres da natureza. Queria com isto lembrar que elas nascem da nossa capacidade de atribuir vida, vontade e intenções ao mundo da natureza.

Em A Fada Oriana, encontramos o dom da proteção sobre os seres mais frágeis que vivem numa floresta, encontramos as tão humanas oscilações entre a solidariedade, o sentido da responsabilidade e o egoísmo e a vaidade. Encontramos, como é próprio de muitos contos tradicionais e para a infância, as peripécias de uma luta entre o bem e o mal.

Olá Cão

Porque os leitores se fazem desde pequeninos… Há livros giros que apelam aos sentidos e à brincadeira com os pais!

bebe

SINOPSE

Uma oferta perfeita para bebés!
Um livro e um bloco macio numa caixinha acessível

Este livro e bloco serão o primeiro contacto das crianças com as cores, sensações e animais.

Graças à variedade de características sensoriais como um chocalho, fitas, papel de enrugar (crepitante) e espelho, estes blocos foram projetados para estimular os sentidos e desenvolver as habilidades e motricidade fina dos bebés.

O Monstro que veio do Gelo de David Walliams

Somos fãs de David Walliams lá por casa… Não digam nada ao N. (que é mega fã) mas este já está prontinho para ele!

especial walliams

SINOPSE

Em 1899, Elsie, uma órfã que vive nas ruas da Londres vitoriana, ouve falar do misterioso Monstro do Gelo – um mamute lanudo de 10 000 anos, encontrado e capturado no Polo Norte. A curiosidade ataca e a menina faz tudo para saber mais sobre ele. E não tarda a dar de caras com a criatura, sentindo de imediato um enorme afeto por ela.

Elsie embarca na aventura da sua vida, partindo de Londres e atravessando o alto mar, para ajudar o mamute a regressar a casa. Na maior e mais épica aventura de sempre, David Walliams mostra que há heróis de todos os tamanhos e feitios.

Um Conto de Natal de Charles Dickens de Geronimo Stilton

É perfeito… Fãs de Geronimo Stilton a conhecer o famoso e delicioso clássico de Dickens num livro só! Parece uma boa aposta!

stilton

SINOPSE

Ebenezer Scrooge é um homem de negócios ganancioso, que pensa apenas no dinheiro e não suporta a alegria do Natal.
Para ele, é apenas uma perda de tempo!

Mas, na véspera de Natal, três espíritos fazem-lhe uma visita, forçando-o a refletir sobre o seu comportamento…

A obra clássica de Charles Dickens livremente adaptada por Geronimo Stilton.

Com muitíssimas ilustrações a cores!

Frida Khalo de Gee Fan Eng e M.ª Isabel Sánchez Vegara

Não há idade para aprender a gostar de arte e aqui está uma boa maneira de aprender, ler de uma forma divertida!

frida

SINOPSE

Um trágico acidente mudou tudo para a pequena Frida Kahlo. Presa a uma cama, deu asas à imaginação e libertou-se através da arte: o sonho de se tornar uma grande pintora transformou a sua vida numa lição de irreverência e independência para todos nós.

A Rapariga que Falava com os Ursos de Sophie Anderson

Chega a uma certa idade em que as meninas e os meninos começam a ler livros diferentes, para tornarem a ler livros iguais. É sempre bom encontrar livros bons para as meninas aventureiras e os meninos que delas gostam!

Bertrand.pt - A Rapariga que Falava com os Ursos

SINOPSE

Esta é a história de Yanka, uma menina forte e corajosa, encontrada numa caverna de lobos em bebé. Com 12 anos, sente-se diferente de todos e sonha ser tão forte por dentro quanto é por fora. Desde pequena que sente uma ligação especial à floresta: consegue perceber o rumorejar das árvores quando lhe contam segredos, os cânticos dos pássaros com alertas preciosos, os sussurros de todos os animais a impelirem-na a regressar para o seu verdadeiro lar? um mistério para ela.

A sua mãe adotiva brinca com ela dizendo que ela é parte urso, mas Yanka não acredito nisso nem por um segundo… até que acorda um dia e percebe que algo está a mudar no seu corpo. Horrorizada, parte em busca dos seus pais verdadeiros e de alguma forma para impedir a sua transformação.
No caminho, conhece uma jovem Yaga que se oferece para a ajudar levando-a até onde crescem as flores de Perun, uma planta com poderes especiais. A menina consegue encontrar o que procura, mas percebe que o segredo exige uma força gigantesca – tanto do lado de fora quanto do lado de dentro.

Uma Tarde com o Clube dos Sete, Os Mini-Sete N.º 3 de Enid Blyton 

Enid Blyton pode não ser uma pessoa consensual. Porém, como escritora é um ícone da literatura juvenil e não deve cair no esquecimento.

especial enid blyton

SINOPSE

Uma iniciação à leitura perfeita para os mais pequenos e uma forma emocionante de lerem os clássicos de Enid Blyton.
O Pedro está a tomar conta da banca das argolas na feira, mas não resiste ao passeio de pónei que o Fred lhe oferece.

O Ziguezague fica de guarda, no entanto, quando o Pedro regressa, o Ziguezague e o dinheiro desapareceram!

O que se passou?

A Crónica de Fogo de John Stephens

Chegamos ao fim das nossas sugestões com mais um livro especial, de aventuras (com referências literárias interessantíssimas), que farão os jovens leitores querer quebrar a hora de apagar a luz para lerem só mais uma ou vinte páginas!

especial jovem

SINOPSE

Os irmãos Kate, Michael e Emma avançam na busca desenfreada pelos pais desaparecidos. Mas os tempos são especialmente perigosos, por isso, o Dr. Stanislaus Pym resolve esconder as crianças no Lar Edgar Allan Poe para Órfãos Irrecuperáveis e Incorrigíveis. Ali, estarão a salvo. Ou assim julga ele…

Arrepiante, misterioso e carregado de emoção, este novo capítulo das Crónicas da Origem aproximará Kate, Michael e Emma da sua família, mas também da magia que poderá salvá-los ou destruí-los.

Cá em casa, já desde o nosso primeiro natal com companhia especial, o nosso primeiro filho, que os livros têm sempre um cantinho no nosso coração e debaixo da nossa árvore, sempre muito especial. Podem ver na nossa publicação: Prendas de Natal.

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: