A Dor do Esquecimento, de José Vieira

Dor do Esquecimento

A Dor do Esquecimento é uma pequena grande obra de José Vieira, pseudónimo de Teresa Vieira Lobo e retrata a espiral da demência.

A história, contada na primeira pessoa, revela-nos a vida de uma mulher de cinquenta e oito anos, internada num lar de idosos. A razão que levou a um internamento tão cedo foi o facto de sofrer de Alzheimer, esse cancro que nos come a alma.

E, apesar de não ouvirmos as vozes das outras personagens, percebemos o sofrimento do irmão, as atitudes das pessoas através das palavras deixadas naquilo que seria o diário de alguém que se vai apagando.

Coloca-nos questões importantes, igualmente. Será que, ao nos esquecermos quem fomos, deixamos de ser quem somos?

Apesar de alguns problemas ao nível da revisão linguística, é uma obra que se lê muito bem. É uma obra desoladora, devido ao tema pesado que aborda, mas isso é fácil de perceber pelo título. A dor acompanha o leitor ao longo das suas 87 páginas e não poderia ser de outra maneira.

Acredito que não seja um livro consensual, por vários motivos. No entanto, para quem passou por um processo semelhante ou que gostem de ler livros que promovam a empatia, esta é uma boa leitura. Só preparem-se para a imensidão da dor e do esquecimento.

Podem adquirir esta obra na Wook.

SINOPSE

«Somos o que vivemos. Somos fruto de tudo o que vamos acumulando ao longo do tempo dentro de nós. Passam os dias, os meses e os anos. As estações vão e vêm e nós vamos colecionando datas, acontecimentos e pessoas. Guardamos tudo em local seguro para mais tarde recordar. Memórias. Lembranças. Recordações. de que matéria são feitas? Quais as suas essências? Porquê têm sentimentos tão díspares dentro de si? Afinal porquê são tão importantes? Elas são sinal de que estamos vivos. que continuamos esta longa caminhada que é a vida. No fundo são a nossa história. e nada somos sem história.»

Está quase a terminar 2020? O ano passado fiz uma publicação sobre como tinha corrido 2019, no instagram! Como será a publicação sobre 2020?

02 comments on “A Dor do Esquecimento, de José Vieira

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: