A importância da Prof.ª do JI

Antes de mais, coloquem de parte todas as más experiências que tiveram com professoras ou professores, em particular do Jardim de Infância. Agora imaginem-se numa sala com 25 crianças dos 3 aos 5, 6 anos, aos pulos e aos gritinhos durante um dia, 5 vezes por semana.

Ao fim de semana, preparar material para os meninos, preparar as prendas de natal, carnaval, dia da mãe e do pai… Eu tenho duas mãos esquerdas (sou aquela aluna que teve sempre 3 – a tudo o que se relacionava com trabalho manual e apenas porque me esforçava) e só de pensar nisto fico toda arrepiada.

Os meus filhos têm tido professoras maravilhosas no JI mas as circunstâncias dos três  foram diferentes. As turmas têm aumentado com o passar dos anos e as mudanças de governo têm engordado as turmas. No entanto, tenho, sempre que possível, colaborado nas escolas, primeiro como leitora e agora como voluntária que brinca com eles em inglês. Sempre que saio da escola penso que a professora do meu filho é uma heroína.

Sim, há sempre pessoas que não deveriam ser professoras, como há quem não devesse ser médico, polícia, advogado, carteiro ou padeiro… Mas, mesmo essas, precisam de palavras de encorajamento. Precisam de saber que o trabalho que desenvolvem com os nossos filhos é muitíssimo importante e que confiamos nelas as pessoas mais importantes da nossa vida. É importante que compreendam que estamos ali, não só para exigir o que achamos que deveriam fazer mas para as ajudar a fazer!

As professoras (e os professores também) do Jardim de Infância são umas heroínas (uns heróis)… (tal como os outros) mas não é fácil estar fechada numa sala todos os dias com meninos que, por mais bem comportados que sejam, fazem sempre barulho e tropelias, e ainda bem, é sinal que são felizes e não robots. E ainda estimulam as nossas crianças para a leitura, para a minúcia, a destreza, a música, o carácter e os valores… Não é fácil, pois não?

Gostava de agradecer aos professores do JI pelo trabalho que desenvolvem e desejar-lhes um bom fim de período, cheio de músicas de natal, cartões e desenhos de Pais Natais e árvores decoradas e dizer-vos obrigada por tudo o que fazem e fizeram pelos meus pequenitos. E, já agora, agradecer à minha professora do Jardim de Infância que ainda hoje guardo na minha mente e coração com tanto amor e carinho e que, penso, ainda trabalha.

 
boy-159061_1280

00 comments on “A importância da Prof.ª do JI

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: