A Mamã é que sabe – A Famosa Festa das Sobras

A Mamã É que sabe - rubrica semanal

A Famosa Festa das Sobras acontece cá em casa quando o congelador começa a ficar recheado de pequenas caixas, que contêm sobras de outras refeições.

Sou contra o desperdício alimentar mas tenho três rapazes e um marido com apetites flutuantes. Acabo, quase sempre, por cozinhar um pouco a mais. É útil, por exemplo, quando o marido não consegue vir almoçar a casa. Assim, leva a marmita sem problemas.

Mas, por vezes, vai sobrando um pouco mais e não vai para ao lixo. É embalado cuidadosamente para ter nova vida ao fim de semana ou quando tiver sobras suficientes.

Há sexta-feira temos a festa dos cereais, tão apreciada pelos mais pequenos (e pela mãe que tem menos trabalho). Normalmente, ao domingo, se sairmos de manhã para fazer desporto ou ir conhecer um novo museu, chegamos a casa e fazemos a Festa das Sobras.

Esta expressão foi cunhada por um amiguinho da família que achou o conceito engraçado. Até teve direito a música com dança a acompanhar.

Mas isso não sabe a comida de ontem?

Saber, sabe. Como disse, não gosto de deitar comida fora. Não gosto de sair e ficar aflita com o que vamos comer. Assim, junta-se o útil ao agradável e, ao que era velho, veste-se de novo.

Roupa velha, as famosas batatas cozidas salteadas com ervas aromáticas e pimentão doce. Empadão de arroz, massa, esparguete é muito fácil de fazer enquanto se põe a mesa. Umas fatias de carne assada no micro-ondas e uma salada são óptimos a acompanhar. Ovos estrelados, mexidos ou cozidos são outras opções rápidas.

Mas, o melhor de tudo, desta Famosa Festa das Sobras é todos poderem contribuir. Ideias, ajuda na cozinha ou a pôr a mesa, uns fazem sumo, outros a salada, há aqui um trabalho em família que torna tudo muito mais saboroso.

E vocês, como fazem?

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: