Ano Novo, Apps Novas e Sustentáveis

Apps

Aproveitando o ano novo, as novas resoluções e as novas tecnologias, propomos algumas apps (aplicações)que ajudam a proteger o nosso planeta de diversas maneiras. São todas apps bastante diferentes mas muito úteis para o dia-a-dia!

Apps para os Adultos

WasteApp

Image result for lixo

A Quercus quer ajudar todos os Portugueses nesta tarefa, juntos podemos aumentar as taxas de reciclagem e reduzir o nosso impacte no planeta. A WasteApp ajuda-o a separar o lixo e a encontrar o destino correto para uma vasta gama de resíduos urbanos produzidos.

Poderá consultar a aplicação no seu telemóvel (ios ou android), ou no computador e pesquisar os destinos mais próximos duma grande variedade de resíduos separados por cerca de 50 tipologias de resíduos diferentes. A aplicação é muito fácil de utilizar e que permite-o encontrar rapidamente o local mais próximo da sua localização onde entregar o lixo que possui em casa. Poderá ainda esclarecer as dúvidas que tem sobre os resíduos que deve ou não colocar no ecoponto e nos diversos fluxos de resíduos que existem em Portugal.

Saiba as últimas novidades relacionadas com campanhas de recolha de resíduos e outras novidades através das notícias publicadas pelo grupo de trabalho de resíduos da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.

Também poderá ajudar-nos, se souber de outros locais que recebam materiais para valorizar ou reciclar e que não estejam ainda na nossa aplicação. 

Too Good To Go – Combate o desperdício alimentar

Mais do que uma simples app, somos um movimento de milhões de Waste Warriors e evitamos, todos os dias, que comida de qualidade acabe no lixo. Faz download da app gratuitamente e salva comida de estabelecimentos ao pé de ti: restaurantes, hotéis, pastelarias, supermercados…tudo a preços reduzidos.
Todos os anos, um terço da comida produzida a nível mundial acaba no lixo. Na Too Good To Go combatemos o desperdício alimentar disponibilizando uma app gratuita que qualquer estabelecimento pode utilizar para vender o excedente de comida que acaba por não ser vendido no dia a dia, evitando com que este acabe no lixo.
Já foram salvas milhões de refeições através da Too Good To Go! Gostas de comer a um bom preço? Preocupas-te com o meio ambiente? Então faz download da app e começa a fazer a diferença!
Como funciona?

1. Descobre estabelecimentos perto de ti, escolhe aquilo que mais te apetece e paga através da app
2. Recolhe o teu pedido durante o horário indicado.
3. Bom apetite! Lembra-te, hoje fizeste a diferença no combate contra o desperdício alimentar!

Podes encontrar novos estabelecimentos perto de ti que ainda não conhecias e criar a tua própria lista de favoritos partilhando-a com amigos e família. Se mudares de localização, o nosso mapa vai-te mostrar novos estabelecimentos nessa mesma área com comida por salvar.
Na Too Good To Go ajudamos restaurantes, hotéis, pastelarias, supermercados, etc a reduzir o seu excedente de comida diário. Podes aproveitar esta comida, em óptimo estado, por preços entre 2€-5€. Mas, o mais importante é que estás a preservar o meio ambiente, reduzindo o desperdício alimentar e as emissões de CO2.

Ecolabel Guide

O que é o Guia de rótulo ecológico?
Guia rótulo ecológico é desenvolvido para ajudar os consumidores a fazer a escolha sustentável de produtos com base na informação que está por trás o rótulo e reconhecer rótulos ecológicos de outro etiquetas.
O aplicativo inclui banco de dados do “eco” mais popular, etiquetas ambientais e sociais se pode encontrar nos produtos de todo o mundo “orgânico” e outros. A ferramenta de reconhecimento permite tirar uma foto da etiqueta na embalagem do produto e imediatamente responde às perguntas:
• Posso confiar esse rótulo?
• O que ele diz sobre o produto?
• Onde posso encontrar este rótulo?
Para simplificar o processo, os rótulos ambientais são classificados em grupos de acordo com o escopo de critérios que eles cobrem e se ou não a avaliação independente ocorreu antes do rótulo foi colocado no pacote. Veja mais na Metodologia.

Phenix

Image result for phenix app

Deseja combater o desperdício de alimentos? Deseja consumir bons produtos a bons preços?

Junte-se à comunidade Phenix, fazendo download da app e reduza o desperdício, salvando alimentos não vendidos nas lojas próximas. Salve o planeta e economize!

** Como funciona? **

  1. Encontra comerciantes que oferecem cestos anti-resíduos, compostas pelo excedente diário, nas proximidades (supermercados, mercearias, fornecedores)
  2. Escolha o tipo de cesto em que está interessado e evite surpresas desagradáveis: cesto para cozinhar, cesto pronta para comer, cesto vegetariana … anti-desperdício e bons negócios!
  3. Vá ao seu comerciante antes que ele feche, sem restrições, e divirta-se!
  4. Permita que as notificações por push sejam alertadas na próxima vez que as cestas que atenderem aos seus critérios forem colocadas online através do nosso sistema de filtro e notificação.

E acima de tudo: tenha orgulho do seu gesto, você fez um gesto extraordinário para o meio ambiente!

Apps para os mais Pequenos

Objetivo Rockhopper

A aventura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para transformar o nosso mundo.

Ajudem os nossos amigos do Objetivo Rockhopper da Organização Mundial a resgatar o ROCKHOPPER, o nosso pinguim favorito preso na Antártica, o continente mais desabitado da Terra, visitado apenas por cientistas e turistas, mas cada vez mais com um ambiente muito frágil , onde os animais ainda são explorados: focas, baleias, pinguins …

O mundo perdeu o equilíbrio: a poluição e o impacto humano fazem da mudança climática a maior ameaça futura para a Antártica. O derreter da Antártica fez com que a colônia de pinguins Rockhopper, uma espécie em extinção, fosse isolada em um imenso iceberg. Para salvar os pinguins, temos que alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Os 17 objetivos estão espalhados por todo o mundo e levarão- nos à última etapa do jogo: a Antártica. A Antártica é vital para muitos dos processos globais, incluindo a circulação da água e a absorção de dióxido de carbono pelos oceanos. As mudanças ambientais na Antártica, portanto, afetam todo o planeta. Viajaremos com o nosso balão e distribuiremos a ajuda necessária para cada problema.
2030 é o prazo para alcançar os 17 objetivos. Ajudem Bastian, Edith, Fahad, Pitang, Kayla, Matías nesta aventura.

Choné sustentável

Imagem de captura de ecrã

Ajuda A Ovelha Choné a construir comunidades sustentáveis para animais vadios em toda a Europa! Joga uma mistura de tipos de jogos ligados em cidades pitorescas como Atenas, Copenhaga e Paris.

Mergulha na sucata e encontra-3 para conseguires retirar os materiais. Utiliza o que tiveres para poder construir os edifícios dos modelos na oficina de trabalho do Blitzer. Então coloca-as em qualquer sítio para construir a sua colónia sustentável ideal.

Junta-te ao Shaun enquanto ele visita as capitais da Europa e utiliza os teus conhecimentos de sustentabilidade para conseguir vencer os modos da missão ou conseguir a pontuação mais alta no jogo livre!

-Uma mistura dos tipos de jogos: faz a correspondência de 3, construtor estratégico da cidade e começa a construir!
– Equilibra as necessidades dos animais ao escolheres o que precisas de construir a seguir.
-Joga em cidades diferentes e países em toda a Europa.
-Escolhe desafios especiais no modo de missão.
-Atualiza os edifícios e abre as habilidades especiais na sucata.
– Aprende acerca de sustentabilidade com uma boa medida de divertimento na quinta!

O Choné sustentável foi criado por Aardman com a Sustainable Learning como parte do ano de Bristol como a Capital Europeia Ecológica. Agora trabalhamos com a Comissão Europeia para criar novos níveis e traduzir o jogo em 23 línguas Europeias.

Espero que tenham gostado das apps sugeridas. Conhecem mais algumas apps de cariz sustentável? Quais as apps que aconselham?

Se quiserem participar na rubrica Na Senda da Sustentabilidade, espreitem este convite!

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: