As melhores Férias de sempre … no Carro

“No tempo em que …”

Se quiserem estimular a criatividade, espicaçar a destreza do pensamento, aumentar o vocabulário, despertar a imaginação, exercitar o pensamento e a resolução de problemas … vá de férias!

No último “As melhores Férias de sempre … no Carro” referimos a riqueza do nosso país no que diz respeito à toponímia (origem e explicação dos nomes das terras) nacional:

Calendário (Vila Nova de Famalicão), Água de Todo o Ano (Ponte de Sor), Solteiras (Tavira), Pedaço Mau (Vila Nova de Famalicão),Pé de Cão (Torres Novas), Cama Porca (Vila Franca de Xira), Deserto (Alcoutim), Focinho de Cão (Aljustrel), Paitorto (Mirandela), Pobreza (Caminha), Quinta de Comichão (Guarda), Rabo de Porco (Penela), Rabo de Peixe (Açores), Traseiros(Oliveira de Azeméis), Venda das Raparigas (Benedita), Coxo (Oliveira de Azeméis), Amor (Leiria), Cabeçudos (Vila Nova de Famalicão), Paixão (Celorico de Basto), Bexiga (Tomar), Cabrão (Ponte de Lima), Orelhudo (Coimbra), Pedaço Mau (Vila Nova de Ourém), Pés Escaldados (Arganil), Ratoeira (Vila Nova de Cerveira), Vale de Mortos (Beja), Vilar dos Prazeres (Ourém), … a lista não tem fim. Consideramos inclusivamente que não deve existir um concelho em Portugal sem uma pérola digna de registo.

Nas longas e enriquecedoras viagens de carro com crianças e jovens a par da “verdadeira história atrás da origem do nome” interessante também é “o que será que chamam aos seus habitantes?” (façam o teste, leiam a lista anterior). Contudo, digno de registo também são as “histórias criadas em família da verdadeira e interessante origem do nome”. Um dos adultos começa e uma das crianças continua … rapidamente vão descobrir que a imaginaçãocriatividade e o dom literário fazem parte das múltiplas qualidades que os mais pequenos herdaram aos pais e desejar que alguém tivesse registado a história. Aconselhamos o oportuno uso de um telemóvel (qualquer um tem gravador de voz).  

Agora só falta começar com “No tempo em que …”, que da nossa parte gostamos de começar com “… ainda existiam livros”, “… as galinhas tinham dentes”, “… os elefantes voavam”, “… as bruxas voavam de aspirador” …  

Palavra de Pai!

02 comments on “As melhores Férias de sempre … no Carro

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: