Atividades dos 8 aos 80 em LX

Relaxa, libera dopamina e melhora a autoestima

Prontos para abraçar as tão esperadas férias escolares dos vossos filhos/ sobrinhos/ afilhados?!
Enérgicos (Para onde vamos hoje?), entusiásticos (o que vamos fazer a seguir?), impacientes (Já chegamos?), incansáveis (Outra vez!) … as crianças entram nas suas férias escolares prontos e com disponibilidade para realizar tudo, enquanto no mundo dos adultos ainda há muito para resolver, ultimar, planificar, antes de se poder usufruir de uns merecidos dias de descanso. Como conciliar estes dois andamentos: Prestíssimo e Adágio?

This is your brain on music,

Daniel J. Levitin

Por mais inacreditável, estapafúrdio ou estrambólico, há estudos contraditórios a respeito dos benefícios e malefícios de particamente tudo: o tabaco, álcool, refrigerantes, sexo, dinheiro (a posse e falta dele), prática desportiva, espargos, Pai Natal, o medo … mas ao contrário dos temas enumerados anteriormente, neste capítulo, de certeza, não vamos encontrar dois estudos antagónicos. (Para uma leitura mais pormenorizada, aqui)

 


Em casa, no carro, em todo o lado” ouvimos nós incansavelmente ao longo de toda a nossa juventude, e com muita razão. Fonte de entretenimento, acalma, relaxa, alivia a dor, diminui o stress, melhora a memória, potencializa e estímulo o nosso desempenho, tanto na atividade física como cognitivamente na resolução das nossas tarefas; a música ativa o centro de prazer do cérebro, auxilia na produção de serotonina, a substância do bem-estar, liberta dopamina e melhora a autoestima.

Queen & David Bowie & The Beatles

“Lá vem ele com isto!”, “Isto é tão velho como as barbas do avô!”, “Oh, Nãããããoooooo!!”

Confessem, também já repararam. O revivalismo, retro, a quantidade de covers e sonoridades que são apresentados como “modernos” e “frescos” … Esta geração de jovens já parece ter a maturidade suficiente para ouvir do bom que também já se fez. A caminho do trabalho, da avó, do ATL, da praia, parque, Ludopolis, Kidzania, Lego Fun Factory, Cinema, Serralves, Oceanário, Planetário Calouste Gulbenkian, Museu do Dinheiro, concerto, museu, “somente grandes músicas” surpreenda-os (–se), com uma playlist retro:
 
Queen: Under Pressure; Innuendo, We Are The Champions, Bohemian Rhapsody, We Will Rock You, The Show Must Go On …
David Bowie – Heroes, Space Oddity, Life On Mars?, Ziggy Stardust, Blue Jean, Let’s Dance, Five Years, …
The Beatles – Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, A Day in the Life, I Am The Walrus, Lucy in the Sky with Diamonds, Being for the Benefit of Mr. Kite, Blue Jay Way, Only a Northern Song, Strawberry Fields Forever, Helter Skelter, Revolution, Yer Blues, …
PS_20170623175633

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: