A(utocaravana) caminho de Espanha

Rota Aveiro – Vila Nova da Cerveira

Na melhor companhia com Vanda Miranda e o Paulo Fernandes, “M80 – Se a sua vida tem uma música ela passa …”, prosseguimos o nosso caminho em terras lusitanas até à fronteira com Espanha em Vila Nova da Cerveira.  Não podendo sair de Aveiro sem umas ☺ Raivas de Aveiro para ir mordiscando enquanto percorremos as estradas em velocidade de autocaravana, devagar e sem pressas para apreciar a paisagem. Recomendam-se as suficientes paragens para esticar as pernas e refeições ☺ ou para encostar a autocaravana e pernoitar ☻ em segurança ao lado de outras autocaravanas (APP Park4Night).


 

A caminho de  ☺ Ovar e por terras da arte da arte do azulejo não poderíamos deixar de visitar a ☺ Igreja Paroquial de Válega, também conhecida como Igreja de Nossa Senhora do Amparo, um exemplar de arquitetura em estilo barroco, uma obra-prima da arte da pintura do azulejo ricamente ornamentada por dentro e na sua fachada com azulejos. Em ☺ Ovar, enquanto procuram o famoso Pão-de-Ló de Ovar (com mais de três séculos de história na cidade) reparem na particularidade do nome das ruas se encontrarem todos escritos e expostos em azulejos (como não poderia deixar de ser).

No caminho marítimo para  ☺Espinho (N109) podemos encontrar a área de serviço para autocaravanas (2€) em Arada (Rua da Centenário) ou área de serviço para autocaravanas (gratuito) no Intermarché de Esmoriz (Rua da Ilha). Passando ☺ Espinho e a caminho da praia, entre as ruas 20 e 29 encontram a Igreja Paroquial de Espinho – paróquia de nossa senhora d’ajuda, uma igreja do estilo neorromânico muito recente, somente iniciada em 1930, com uma imponente torre sineira. Saindo da localidade, somente a seis quilómetros e duas ruas de distância (Rua da Liberdade e Avenida Sacadura Cabral), deparamos com uma capela, a Capela do Senhor da Pedra na Praia de Miramar, de 1686, erguida em pleno areal sobre um rochedo. Com um extenso areal, ótimas condições para passeios à beira mar, de bicicleta, a prática de surf ou bodyboard, os autocaravanistas podem encontrar um estacionamento fácil, frente à praia na Travessa Capitão Carrilho.

Chegados à  ☺Invicta, postal de visita com os seus Rabelos, Zona Ribeirinha, Cais da Ribeira e Caves de Vinho do Porto, oferece inúmeras propostas de visita a pé ou de bicicleta, em relação à autocaravana, esta podem deixar para pernoita (ou não) na foz do Douro frente ao Jardim do Passeio Alegre (☻Avenida D. Carlos I) ou nas proximidades da Ponte da Arrábida (☻Rua do Ouro): percorrendo a “Colina dos Enforcados”, onde antigamente se enterravam os condenados, encontramos Torre e Igreja dos Clérigos de estilo barroco; a Livraria Lello, cenário de alguns dos filmes do Harry Potter; a Igreja do Carmo ou Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo com a fachada exterior recheada de detalhes do estilo barroco e a parede lateral revestida com enormes painéis de azulejos; a Estação de São Bento decorado com mais de 20000 azulejos repartidos por diferentes quadros que retratam eventos da história portuguesa; ou a Igreja gótica e Monumento de São Francisco de Assis, construída no século XIV, com o seu interior com inúmeros detalhes em talha dourada (classificada como Monumento Nacional desde 1910 e Património Cultural da Humanidade – UNESCO desde 1996).

Alternando entre A28 e N13 a viagem pelo litoral do Norte de Portugal prossegue de proosta em proposta, como, por exemplo, a  ☺Praia do Mindelo/Vila do Conde, extenso areal de dois quilómetros de areias graníticas e outras caravanas estacionadas/a pernoitar frente à praia na ☻Rua de Sagres; passando por ☺ Vila do Conde, com uma autêntica Nau Quinhentista “estacionada” na Rua Cais da Alfândega, Aqueduto de Vila do Conde que nos acompanha ao longo de grande parte da cidade, a Igreja de Santa Clara, do século XVI, com muitas caraterísticas do gótico, manuelino, barroco e rococó e o Mosteiro de Santa Clara, do século XVI, do estilo barroco, isto enquanto procuram um local para comer uma francesinha a sério; a ☺ Praia da Apúlia/Esposende, rodeada por meia dúzia de moinhos de vento; passando por ☺ Esposende não abandonem a cidade sem levar uma dúzia de Clarinhas, pastéis em forma de rissol recheado com chila e gila.

Transpondo a ☺ Ponte de Viana do Castelo, construída por Gustave Eiffel, encontram à vossa direita, junto à beira-rio e à Praça de Touros, o Parque da Cidade, com parque de merendas, circuito de manutenção, serviços sanitários, passeio pedonal onde podem estacionar/pernoitar em segurança (☻Rua de Limia). Depois de procurarem os Sidónios, bolos em forma de caixão, feitos de amêndoa, açúcar e ovos criados em homenagem a Sidónio Pais, os Manjericos de Viana, copos de bolacha com doce de ovos, e a Praça da República com o magnífico Chafariz construído em 1554, sigam para o norte até ao extenso estacionamento frente à ☺ Praia de Afife com um extenso areal de areia branca e fina; ou até à área de serviço de autocaravanas (gratuita) em ☺ Vila Praia de Âncora (Rua da Erva Verde) antes de estacionarem frente e na proximidade da praia (☻Avenida Campo do Castelo). A pé, de bicicleta ou trotinete tentem seguir o circuito pedestre de Vila Praia de Âncora que liga a Capela no Monte Calvário com parque de merendas ao Dólmen da Barrosa.

O último troço em Portugal, já com um cheirinho a tapas, temos a  ☺Praia do Moledo, uma bela praia com águas com qualidades terapêuticas devido à presença de iodo; banhar-se entre Portugal e Espanha na ☺ Praia de Caminha e a ☺ Praia da Foz do Minho, praias protegidas pelo pinhal da Mata Nacional do Camarido (☻estacionamento próximo do parque de campismo).

Finalmente, ☺ Vila Nova da Cerveira. Seguindo o Rio Minho e antes de transpormos a fronteira, em recomenda-se uma rápida passagem pela Ilha dos Amores (três quilómetros antes de Vila Nova da Cerveira); percorrer a Ecovia ‘Caminho do Rio’, circuito com cerca de 13,5kms ao longo da margem do rio Minho, o Parque de Lazer de Castelinho e a natureza envolvente; ou seguir um dos roteiros propostas pela Vila, Roteiro das Artes ou o Roteiro Histórico, com muitos pontos de interesse para todas as idades.

IMG_20170728_121339

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: