Boas Leituras para Julho, esse mês bom de verão!

julho

Julho… aquele início de verão bom! Pensando nas férias grandes, como lhes chamávamos quando tinham 3 meses e podíamos ler tudo o que queríamos, trago-vos as sugestões de leituras para julho.

Trago um bocadinho de tudo! O bom do mês de julho é podermos ler uma amálgama de géneros e aqui está bem patente. Começamos pela muito esperada autobiografia de Stephen King, o novo romance de Dorothy Koomson e o mais recente thriller de John Grisham.

Mas julho não se fica por aqui! Trazemos o novo livro do autor português Sebastião Alves, um romance sobre o pós-guerra na Alemanha e um thriller sobre a relação doentia entre uma mãe e uma filha!

Escrever, de Stephen King

Em 1997, Stephen King começou a escrever sobre o seu ofício e a sua vida. A meio de 1999, um acidente muito noticiado quase lhe tirou a vida e, nos meses de recuperação, o nexo entre a escrita e a vida tornou-se mais crucial do que nunca para o escritor. O resultado é uma obra clara, útil e reveladora.

Escrever é, assim, um relato fascinante que, partindo da experiência específica do autor, proporcionará aos leitores uma nova perspetiva sobre a formação de um escritor, com conselhos práticos e inspiradores sobre todas as fases, desde o desenvolvimento da intriga e a criação das personagens até aos hábitos profissionais e à fuga ao trabalho. Publicada originalmente na New Yorker e vivamente aclamada, esta obra culmina com um testemunho comovente do modo como a necessidade irresistível de escrever estimulou a recuperação de Stephen King e o trouxe de volta à vida. Brilhantemente estruturado e cativante, este livro ensinará – e divertirá – todos os que o lerem.

Wook.pt - Vidas Adiadas

Vidas Adiadas, de Dorothy Koomson

Verity mente…
E é por isso que está prestes a ser detida por tentativa de homicídio.
Serena mente desde sempre…
E talvez por isso a sua filha se veja obrigada a fazer o impensável…
Poppy vive assombrada pelas mentiras…
Irá a sua busca pela verdade acabar por ferir todos os que ama?

Todos mentimos.
Mas quais mentiras acabarão em tragédia?

Da autora bestseller de A filha da minha melhor amiga e Conta-me o teu segredo, chega-nos a arrebatadora continuação de Um erro inocente.

Os Guardiões, de John Grisham

Na pequena cidade de Seabrook, no norte da Florida, um jovem advogado chamado Keith Russo foi morto, baleado à queima-roupa no seu gabinete. Era tarde e estava sentado à secretária a trabalhar. O assassino não deixou pistas. Não havia testemunhas, nenhum suspeito, ninguém com um motivo.

A polícia depressa se focou em Quincy Miller, um jovem negro que tinha sido cliente de Russo. Quincy foi julgado, condenado e enviado para a prisão. Durante vinte e dois anos ali definhou, sem advogado. Mas depois escreveu uma carta ao Ministério dos Guardiões, um pequeno grupo fundado por um advogado e pastor protestante chamado Cullen Post.

O Ministério lida apenas com alguns casos de inocência de cada vez, e Post é o seu único investigador. Desloca-se pelo Sul a lutar contra condenações injustas e tomando nas mãos casos em que mais ninguém toca. Com Quincy Miller, porém, consegue muito mais do que esperava.

Keith Russo foi assassinado por gente implacável que não quer que Quincy seja libertado.

Senhora do Amor e da Guerra

Senhora do Amor e da Guerra, de Sebastião Alves

Uruk, Mesopotâmia, 3000 a. C. Séculos antes do famoso Gilgamesh, uma bela mulher aparece a comandar os destinos da maior cidade do mundo. 

Sete extraordinárias plaquetas de barro cozido sugerem a sua história: a inteligência, a coragem, o poder de sedução que a conduzem ao poder vencendo todas as adversidades; a luta contra a corrupção dos sacerdotes de Inanna; a vitória sobre os invasores amorritas; e finalmente o dia em que embarca para o reino das trevas, vitimada pela pestilência, após inundações que cobriram a terra como após um dilúvio bíblico… 

As plaquetas chegam-nos assinadas por Zamug, o Coxo, que abandonou a cidade maldita levando consigo os ensinamentos de Nisaba, ou seja, o segredo da escrita. 

A Casa Alemã, de Annette Hess

No final da guerra, Frankfurt era uma ruína fumegante, severamente castigada pelos bombardeamentos aliados. Passados vinte anos, as antigas ruas esburacadas da cidade deram lugar a novas e arejadas avenidas. As lojas modernas ocupam os espaços outrora atulhados de escombros.

Para Eva Bruhn, de 24 anos, a Segunda Guerra Mundial não passa de uma recordação nebulosa da infância. Com o noivo Jürgen Schoorman sonha iniciar uma nova etapa na sua vida. Porém, tudo muda quando no julgamento dos responsáveis pelo campo de concentração de Auschwitz, um investigador americano, David Miller, a contrata para traduzir as entrevistas das vítimas.

Os pais de Eva, donos do restaurante que dá título ao livro, opõem-se a este trabalho mas a insaciável curiosidade de Eva leva-a a aceitar o desafio. Enquanto ouve os depoimentos, não pode deixar de pensar na sua família.
Porque é que os pais nunca falam do tempo da guerra?
E porque é que o seu noivo rejeita ser confrontado com o passado?

A Minha Querida Rose Gold, de Stephanie Wrobel

Durante os primeiros dezoito anos da sua vida, Rose Gold acreditou que estava muito doente. Era alérgica a tudo, usava uma cadeira de rodas e vivia praticamente no hospital. Os vizinhos faziam o que podiam para ajudar. Organizavam angariações de fundos, ofereciam consolo, mas, por mais médicos que consultasse, exames e cirurgias que fizesse, ninguém conseguia perceber o que se passava com ela.

Acontece que afinal Patty, a mãe de Rose, é uma exímia mentirosa.
Depois de cumprir cinco anos de prisão, Patty não tem para onde ir e pede à filha que a receba em sua casa. A comunidade fica chocada quando Rose Gold aceita. Patty insiste que a única coisa que quer é a reconciliação. Garante que perdoou Rose por a ter denunciado e testemunhado contra ela em tribunal. Mas Rose Gold conhece a mãe, Patty Watts acerta sempre as suas contas. Infelizmente para Patty, Rose Gold já não é a sua débil e querida menina… E esperou muito tempo pelo regresso da mãe a casa.

Uma fascinante história de obsessão, reconciliação e vingança de um incrível novo talento literário.


Quais são as vossas leituras para julho? Já têm a lista? Não se esqueçam de espreitar as sugestões literárias de junho. Feliz leituras para julho!

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: