Bolo de Outono, uma explosão de sabores

Bolo de Outono

A pedidos de muitas famílias, depois de verem a foto do bolo no instagram e no facebook, fui obrigada a dar a receita! Muito obrigada a quem a pediu!

Como não podia deixar de ser, para quem me conhece, o bolo tem que ser fácil e rápido de fazer! Cá em casa, o princípio da criatividade na cozinha prende-se muito com o que há no armário e o que eu preciso de gastar.

Esta semana, as maçãs que comprámos em S. Pedro do Sul começaram a pedir para serem comidas mais rapidamente. Todos os anos em Setembro, vamos a S. Pedro do Sul e compramos quase 20 kg de vários tipos de maçãs, a produtores locais. São deliciosas e mantêm-se boas até ao Natal…

Por vezes, não e há que gastar algumas delas mais rapidamente. Daí que, este fim de semana fosse a vez do ataque das maçãs. Houve puré de maçã com canela, sempre muito apreciado. Houve doce de maçã com gengibre, principalmente para o pai, que adora torradinhas com doce caseiro. Houve maçãs assadas, daquelas reinetas que se desfazem na boca, ainda mornas. E houve bolo de outono.

Bolo de Outono

Ingredientes

  • 3/4 de caneca de açúcar amarelo
  • 4 ovos
  • uma caneca de farinha de trigo com fermento
  • 1 caneca de maçã descascada e cortada em tiras
  • 1/2 caneca de nozes
  • 1 punhado de passas
  • 2 colheres de sopa de sumo de limão
  • canela

Preparação

(façam como gostam, batam claras, se preferirem – eu faço sempre a versão rápida)

Juntar o açúcar e e os ovos e bater tudo bem, até ficar uma pasta amarela, com bolhinhas. Juntar a farinha, as nozes, as passas, metade das maçãs e o sumo de limão. Misturar tudo até formar um pasta uniforme. Colocar a massa numa forma previamente untada. Espalhar os pedaços de maçã por cima e um pouco de canela.

Levar ao forno, a 200º, durante cerca de 25 minutos. Passear o bolo pela casa ainda quente e observar o movimento das cabeças que se movem atrás do bolo. Colocar na mesa e chamar todos para o lanche!

Se quiserem, também podem experimentar fazer os Queques de Requeijão com Farinha de Arroz!

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: