Clara E A Ilha Do Plástico – Sustentabilidade

Clara e a Ilha de plastico

Hoje falamos de Clara E A Ilha Do Plástico na Senda da Sustentabilidade. A Liliana Geraldes e a Carmen Costa escreveram e ilustraram este livro, agora em sistema de Crowdfunding. Podem apoiar esta causa, indo ao site e sendo uns dos primeiros a ajudar esta obra a nascer.

Podem seguir as páginas de A Mamã sabe Poupar (blog da Liliana), País das Artes, a página da Carmen Costa. Assim, ficam a conhecer mais um pouco sobre as autoras e os seus projetos.


Clara e a ilha do plástico é um livro/ manual de educação ambiental pensado para os mais pequenos. Através deste livro podemos trabalhar temáticas variadas:

  • Branqueamento de corais
  • A perda da biodeversidade
  • Poupança da água
  • Filosofia dos 5 r’s
  • Reciclagem
  • Compostagem
  • O malefício de largar balões
  • A ilha do plástico

Estes temas podem ser trabalhados ao longo do ano, tanto na escola como em casa. Este livro conta a história de uma criança que vive numa aldeia e está em contacto frequente com a natureza. Tudo é harmonioso e belo, mas durante a sua viagem ao Pacífico, Clara enfrenta diversas aventuras. A sua visão do mundo é totalmente afectada.

De regresso a Portugal, Clara decide mudar. Será que está criança vai conseguir salvar o Planeta? Apoia este livro e vais descobrir.

Resumo

Um livro infantil único que explica aos mais pequeninos o que se passa com o nosso meio ambiente.«Muito sentido me fez quando a Liliana, formiguinha inquieta e sempre com ideias maravilhosas a brotarem-lhe da cabeça, me disse que tinha escrito um livro para crianças sobre a Grande Ilha de lixo do Pacífico.

Ao ler «Clara e a Ilha do Plástico» não pude deixar de sentir um entusiasmo para perceber como a viagem da Clara iria impactar a sua vida.

De uma forma simples e divertida a Liliana leva as crianças a descobrir temáticas tão complexas como a perda da biodiversidade, o branqueamento dos recifes de coral e a poluição marinha. As criativas rimas usadas levam as crianças a cantarolar a complexidade que talvez não tenham ainda percebido e suavizam o triste ensinamento trazido pelo livro.

Mas este é, acima de tudo, um livro de esperança num mundo melhor, um livro que pretende sensibilizar as crianças para um dos maiores problemas com que a humanidade se depara atualmente, mas fazê-las ver que o poder de mudar a realidade está nas suas mãos. Só elas poderão salvar o amanhã e este livro mostra-lhes diversas formas de o fazer.

Como mãe de uma pequena “ativista ambiental” com 5 anos, e acima de tudo como Bióloga Marinha com vários anos dedicados à educação ambiental e à investigação na área das Alterações Climáticas, penso que este livro é uma forma deliciosa de sensibilizar os nossos filhos e acordar toda uma geração de como precisamos de mudar já os .» nossos comportamentos.»
Joana Boavida-Portugal


Como participar Na Senda da Sustentabilidade

Se quiserem participar na rubrica Na Senda da Sustentabilidade , enviem um email para info @ odiadaliberdade . blog (sem espaços). São sempre bem-vindos! Espreitem outros textos da Rubrica. Sigam-nos no facebook e no instagram!

Se gostou, partilhe!

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: