Corremos uns pelo Outros

Ajoelharmo-nos ao lado de um atleta que quebrou à nossa frente, regressar à corrida para auxiliar alguém nos seus últimos quilómetros, incentivar alguém que estava para desistir, não deixar ninguém para trás, oferecer-se para servir de Pacer para todos os interessados, ser guia e os olhos de um colega, moderar o passo ao ritmo do amigo que estava a ficar para trás, perguntar como correu a prova, corrigir erros e sugerir melhorias, tratarem-te pelo teu nome (estampado no dorsal) enquanto te incentivam, desejar a todos uma boa sorte, boa fortuna e uma prova … corremos todos juntos.

A razão porque se vêm tantas pessoas a participar nestes eventos de corrida não é (só) pela competitividade.

Ao longo deste ano já tivemos oportunidade de participar em diversos eventos por uma ou outra causa. Participamos, contribuímos, mas há mais razões para corrermos uns pelos outros do que as aparentemente óbvias.

A razão porque corremos todos na mesma direção é porque nos cuidamos uns pelos outros. Se observarmos mais atentamente esta massa de atletas podemos reparar que raro é o atleta que não sorri ao reconhecer uma cara amiga; o desejo de todos é “que tenham uma boa corrida”; pessoas a meterem conversa, não pela conversa, mas pelo nosso bem estar; atletas com mais “folego” a porem a conversa em dia; espirito desportivo estampado nas caras e ações das famílias, amigos, organizações ou coletividades que decidiram participar.

Espirito desportivo é auxiliar o outro a melhorar a sua prestação, terminar a prova, fazê-lo sentir-se bem com o que alcançou; sugerir e partilhar pequenos truques que levam a melhorar tempos e prestações. Tal como no treino: ninguém fica indiferente ao infortúnio do outro, ninguém fica para trás: corremos uns pelos outros. Se considerarmos o treino em qualquer atividade profissional como a preparação para o desempenho da sua função, podem ter a certeza que nos eventos de corrida praticamos o que aprendemos: reparem na cara de alguém satisfeito com a sua prestação, contente por ter participado e verão esse sorriso estampado na cara de quem correu ao seu lado. Este fim de semana, vamos correr?

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: