Crónicas, Textos Polémicos e Artigos Escolhidos – Divulgação

Camilo Castelo Branco é um dos meus autores preferidos e com uma vida riquíssima que deveria ser conhecida por todos. Aqui está uma nova edição de textos escolhidos que, com certeza, serão de leitura interessante. O meu livro preferido dele é Coração, Cabeça e Estômago, mas sou sincera – tenho que relê-lo que já lá vão 22 anos… Na altura li a obra dele de forma quase compulsiva mas sinto necessidade de tornar a ler que a velhice enfraquece a memória! Qual o vosso livro preferido deste autor?ccbranco

Fica aqui a apresentação do livro, por parte do Círculo de Leitores:

Obra com recolha, prefácio e notas de José Viale Moutinho

Edição do quarto e último volume da Camiliana. Depois de Todos os Contos, Novelas Curtas e Romances Breves I e II, e das Cartas Escolhidas de Camilo Castelo Branco, o Círculo de Leitores encerra esta preciosa coleção com Crónicas, Textos Polémicos e Artigos Escolhidos. Neste volume reúne-se um disperso e diverso acervo de textos de Camilo a revelarem a sua verve, as críticas à burguesia dominante, também a sua coragem enquanto jornalista a lançar a polémica, a incitar reações, por vezes violentas, na sociedade de então.
Camilo é uma das mais desafiantes e polémicas figuras do século XIX português. A atribulada vida, a dúbia origem, os muitos amores, as fugas, as valentes tareias que levou dos seus inimigos que cutucava pela palavra, pela ironia, pelo sarcasmo. O seu percurso seria, por si, matéria suficiente para uma fabulosa ficção. Mas é também na sua prosa – romance, novela – que vamos encontrar uma singular vivacidade. José Viale Moutinho, que recolhe e prefacia esta obra em quatro volumes – a reunir os seus textos literários, jornalísticos, textos dispersos e correspondência – apelida-o de profissional português das letras.

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: