De volta às rotinas

Cá está setembro, em força. Daqui a uma semana, as crianças terão voltado à escola e deixado para trás as férias e as rotinas (ou falta delas) que pautaram o verão. Deitar mais tarde, levantar às horas que querem (os nossos nunca dormem até depois das 8.20), ter acesso liberalizado à TV, a jogos de computador ou tablet (mesmo que com horário limitado), tudo isto vai mudar.

Para uma mudança mais suave, o ideal é fazer mudanças suaves nas semanas e dias anteriores ao início das aulas. Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer e faz com que os filhotes tenham algumas dificuldades em adormecer. Temos tentado dia a dia, deitá-los mais cedo até chegarmos às horas certas para a escola mas não é fácil. Levantam-se para beber água, ir à casa de banho, dar um recado ao pai, dar beijinhos à mãe, sem esquecer a festinha ao gato e à cadela. É uma aventura!

Durante o dia já temos alguns momentos em que se sentam à secretária e fazem trabalhos de casa ou algo que os ajude a estarem concentrados durante algum tempo. O nosso C., com 5 anos, senta-se e faz os desenhos mais bonitos do mundo, normalmente sobre tudo o que quer receber no Natal. Os outros meninos já têm trabalhos mais ligados ao raciocínio de modo a começar a relembrar e trabalhar determinadas áreas como a escrita criativa ou a matemática.

Os desenhos animados também já começaram a mudar. Nutriventures, Era uma vez a Vida ou Era uma vez o Espaço e Disney English são utilizados para acordar as célulazinhas cinzentas em ócio. Tudo muito leve e pouco tempo mas de modo a que a transição não seja tão dura.

Como os pais já estão a trabalhar, o tempo no exterior também já é menor embora tenham sempre de sair e cansar as perninhas! Entretando vai-se preparando o material escolar, recebendo os manuais e encaderna-los, comprar a bata e verificar se o guarda-fatos está organizado… Tudo para que o ano escolar chegue de forma suave!

Qual é a vossa fórmula mágica?

school-1634755_1920

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: