Descomplicar as Manhãs com Ajudinha

Não era bom descomplicar as manhãs? Agora que já começaram a entrar na rotina diária, como nós, há arestas a limar como cá em casa? Se sim, então estão no sítio certo.

ajuda manhã

Já tinha falado de como preparar a roupa ao fim de semana me ajuda a manter tudo organizado, na publicação Dicas para manhãs mais descansadas para pais stressados. No entanto, sei por vasta experiência, quão difíceis podem ser as manhãs, independentemente das idades dos filhos.

Descomplicar as manhãs parece uma tarefa hercúlea, super-complicada. Claro que requer tempo, educar uma criança a fazer as suas tarefas de manhã. No entanto, a partir do 4 anos, muitas já conseguem orientar parte da sua manhã sem ajuda.

Muito provavelmente precisam de ajuda para não se perderem em atividades e é essa ajuda que vos trazemos hoje. Se quiserem podem imprimir e pendurar na porta do frigorífico, ao nível dos olhos deles, com uma caneta ao lado para poderem assinalar o que já conseguiram fazer.

manhãs descomplicar

Aos poucos, vão sentir-se muito bem por já conseguirem fazer tudo o mais possível sozinhos e assinalar o que fizeram. Sei que muitos pais não acreditam no sistema de prémios, porém, aqui o reforço positivo funciona sempre.

  • Muito bem! Esta semana, conseguiste fazer tudo sozinho!
  • Parabéns! Já és um menino crescido… Quase que não precisas da mamã!
  • Estou muito orgulhosa de ti. Os teus dentinhos estão lindos e esse penteado fica-te mesmo bem!

É que estas etapas podem parecer simples, mas são o Evereste dos mais pequenos. Lembro-me de como eles se sentiram felizes quando se conseguiram calçar sozinhos! Foi um marco enorme nas suas vidas (e nas nossas também.

Se quiserem, podem fazer o download da lista em PDF, neste link!

Espero que vos seja útil. Cá em casa, foi usado durante vários anos para memorizar rotinas… Por vezes, acho que devia tornar a usá-lo!

No fim de semana, podemos ser mais criativos e, em princípio as manhãs são mais suaves. Podem até aproveitar para fazer um pequeno almoço especial. Vejam estas ideias para poderem fazer com os vossos pequenos!

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: