Dicas de Sustentabilidade – dizer Não

Nesta senda de nos tornarmos mais sustentáveis, surgiu a questão do não. Agradecer o que não é necessário mas não usar. Começando pelas palhas e acabando nos sacos plásticos, entre muitos outros itens que podemos usar em vez de contribuirmos para o problema.

Cá em casa, não deixámos de ir a restaurantes de fast food, onde esporadicamente, vamos. Deixámos, no entanto de utilizar as palhas e reutilizamos os copinhos do gelado para levar uvas ou morangos.  Não usamos a maioria dos sacos de plástico e, quando uso, damos-lhes uma nova vida como para congelar o que for necessário.

O mesmo para os sacos do pão, que foram para já trocados por sacos do pão do tempo da mãe e da avó, bordados por elas. Antes de comprarem novos, perguntem se não estão alguns ainda no fundo do baú. São bonitos, potencialmente kitsch e gratuitos. A reutilização dos sacos irá fazer com que menos tecidos vão parar ao lixo sem terem sido devidamente utilizados.

No futuro próximo, também pretendo começar a usar uns sacos de pano leve para comprar frutas e legumes…
sac_coton_l
No caso de não terem, nem de pão nem de frutas e leguma, já há algumas opções disponíveis, como na Maria Granel. Se quiserem um projeto para este verão, deixo-vos este vídeo da Tia Cátia:

Algo que faz todo o sentido, neste nosso percurso, é dizer não a uma substituição sem primeiro terminar, acabar, usar até ao fim de vida de um produto. Ao ouvir o direto do Mind the Trash, esta semana, foi referido que não faz sentido deitar fora uma cortinas de banho de plástico, só para comprar umas menos poluentes,  uma vez que a que está a ser usada ainda está em perfeitas condições. Faz todo o sentido! Primeiro usar o que temos e depois sim, comprar uma alternativa mais ecológica.

Por falar em alternativas mais ecológicas e o meu calcanhar de Aquiles, mais dos meus filhos que meu, são os dejetos da cadela. Não compramos sacos para isto, reutilizamos todos, desde o saco do arroz, das massas, dos congelados ou até das revistas que chegam pelo correio. Mas custa-me deitar plástico para o lixo cada vez que a Princesa Leia faz um presente. A alternativa, para mim tem sido usar os papeis de publicidade que colocam no correio não desejado do prédio (reutilização) mas para eles não dá… O nível NOJO fica no topo.

Hoje encontrei estes na minha pesquisa e pareceu-me excelente! Alguém já experimentou? Parece uma solução ambientalmente mais correta que a reutilização?

Earth-Rated-Poop-Bags_Mind-The-Trash_120unscented

Se cada um de nós se tornar parte da solução seremos muitos e com estes passos caminharemos para um mundo menos poluído. Faço também o convite para que usem este espaço para podermos partilhar mais ideias de como podemos mudar mentalidades em passos pequeninos!

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: