Dunas de Cresmina, uma exploração em família

Cresmina

Esta semana, fomos explorar as Dunas de Cresmina, próximo do Guincho, em Cascais e foi um excelente passeio. Nas férias escolares, tentamos explorar sempre três vectores: o exercício físico, a praia e a cultura/ ciência.

Cresmina

Normalmente, no verão há sempre várias atividades culturais e científicas. Este ano, com a questão do Covid, tenho sempre mais algum receio de levar as crianças a passear para locais fechados. Por isso, e para já procuro sítios interessantes a céu aberto. Se tiverem algumas sugestões para a zona de Lisboa, agradeço… Facilita-me muito a vida de mãe!

Ontem, estava um dia meio farrusco e, em vez da praia, decidimos visitar as Dunas de Cresmina, aproveitando a sugestão do pai que já lá tinha estado numa visita de estudo.

O percurso é circular e tem cerca de 2000 metros. As dunas estão protegidas pelo passadiço e têm algumas paragens ao longo do percurso. Para além disso, têm algumas informações úteis tanto a nível da flora, como da fauna que podemos encontrar por ali.

Há um pequeno bar, a meio do percurso, com uma vista maravilhosa sobre as dunas. Esta parece ser uma excelente opção para permitir que os turistas e visitantes possam ficar a saber mais sobre o mundo que os rodeia, protegendo o ambiente.

Cresmina

É claro que, todos gostaríamos de poder rebolar nestas encostas, mas sabemos que tal não é possível, se queremos proteger a fauna e a flora, tantas vezes ameaçadas pelo homem.

Cresmina

Os meus filhos bem queriam ter visto uma víbora cornuda, assim, à distância, mas não foi dia para isso. Na realidade, acho que teriam morrido de medo e a víbora também. É, porém, bom saber que ali se encontra um habitat natural das mesmas.

Já conhecem as dunas? Podem aproveitar para visitar o Forte de São Jorge, nas imediações.

One comment on “Dunas de Cresmina, uma exploração em família

  • Manuela C. , Direct link to comment

    Adorei o seu post Sílvia, porque tenho uma ligação sentimental a esta área, pois estive na base do estudo do percurso, com um estudo geográfico. 🙂

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: