Fiquem em Casa, por favor

casa

Casa é o sítio onde nos devíamos sentir bem. De repente, casa passou a símbolo de confinamento e ninguém gosta de se sentir preso.

A vida está a tornar-se mais complicada do que normalmente. A tensão aumenta. As preocupações com a saúde acumulam-se com as preocupações financeiras. Ter crianças em casa todo o dia, sete dias por semana, não ajuda.

Sei que custa estar fechado em casa. Com 10 dias de confinamento, sonho com praias paradisíacas e florestas com aroma a pinheiro no verão. Consigo sentir os meus pés a pisarem a caruma, que se parte em pedaços ou as pegadas que deixo na areia, que se entranha entre os dedos.

Sei que se não estiver em casa, posso ficar doente, os meus filhos podem ficar doentes, podemos infectar os meus vizinhos. O resto da minha família está nas suas casas, por isso, é menos uma preocupação. Sei que preciso de estar em casa, pelo bem comum. Não é um sacrifício enorme. É apenas aborrecido.

Ainda não compreendi como é que muitas pessoas não percebem que é realmente conveniente expôrmo-nos o mínimo possível e isso implica mesmo ficar em casa. Que mais não seja, para não entupirmos o sistema nacional de saúde e prejudicar quem mais precisa de apoio médico.

É preciso conversar com os filhos e explicar o que se está a passar, de acordo com as idades. É incrível como as crianças se conseguem adaptar às situações novas. Se eles conseguem, cabe a nós, os pais, darem o exemplo.

Por favor, não vão dar beijinhos aos pais e aos avós. Instalem o Skype, o Whatsapp. Há maneiras de comunicar sem prejudicar os outros. Não fujam para as aldeias e, caso achem mesmo necessário ir, fechem-se em casa e sejam anti-sociais para com todos os locais. Não vale a pena oferecer vírus, a quem não merece.

Juntos, poderemos mitigar a propagação do vírus. Juntos, poderemos ficar aborrecidos em casa. Juntos, poderemos salvar vidas!

Se quiserem ir lendo as notícias actualizadas para poderem compreender o que é uma pandemia e as suas implicações a nível mundial, podem ir lendo as Notícias ao Minuto.

Se quiserem olhar para a vossa despensa e organizar o vosso menu, têm aqui algumas ideias.

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: