Folar de Carne do Chef Fábio Alves

Folar

Temos a Páscoa à porta e, este ano, vamos ficar fechados em casa por um bom motivo. Não há é um bom motivo para não apreciarmos as iguarias pascais. A pensar nisso, o Chef Fábio Alves partilhou a receita do seu famoso folar. Amanhã, aproveitem para ir às compras e preparem o mise-en-place.

Folar – Chef Fábio Alves do Restaurante SUBA

Ingredientes

.1kg de farinha

.12 ovos

.100gr de manteiga

.150gr de banha de porco

.30gr de azeite

.30gr de fermento Padeiro

.Q.B de sal

.5ml de água ardente

.300gr presunto

.200gr de linguiça

.200gr salpicão

Preparação

Colocar os ovos em água morna, derreter a manteiga e a banha, e dissolver o fermento com um pouco de água morna, juntamente com a água ardente.

Num recipiente, colocar a farinha, fazer uma cavidade e adicionar o fermento, a banha e a manteiga,  envolver tudo e, por fim, adicionar os ovos, polvilhar uma bancada com farinha, e deitar para lá o preparado Amassar e trabalhar de uma forma energética a massa, polvilhando com farinha se necessário. Quando a massa já não se agarrar à bancada, nem as mãos, está pronto.

Colocar o forno a 50o e colocar lá a massa a levedar, tapada com um pano, por aproximadamente 1 hora e 30 minutos (o ideal do ponto de levedura é a massa crescer o dobro da forma inicial).

De seguida, dividir a massa em duas partes iguais, esticar com a mão, juntar os enchidos cortados em cubos, enrolar a massa, colocar no tabuleiro, e levar ao forno a levedar mais 30 minutos.

Pincelar com ovo, e levar ao forno a 180 o  durante aproximadamente 1 hora.

Para já ficamos em casa, mas fica prometido uma ida ao SUBA. No hotel Verride Palácio Santa Catarina, na Rua de Santa Catarina, em Lisboa, é possível provar as iguarias do chef Fábio Alves, numa cozinha criativa, arrojada na técnica, e surpreendente.

Para outras receitas, vejam em Boa Comida.

As imagens foram cedidas gentilmente pela Chef’s Agency.

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: