Ganhar asas e voar, de Melinda Gates

asas

Ganhar asas e voar não é uma biografia normal, embora apresente a vida de Melinda Gates e o caminho percorrido por ela, até hoje. E é um caminho notável!

Melinda Gates teve uma infância normal, apesar de ser filha e neta de mulheres que tiraram um curso superior, o que facilitou a escolha dela. No entanto, Melinda tirou um curso na área da informática, algo que não era uma escolha comum para uma rapariga que cresceu nos anos 70 e 80.

Num mundo de homens, conseguiu o seu lugar na Microsoft onde conheceu o seu futuro marido, Bill Gates. E a história poderia terminar por aqui… Foi apenas o início de uma excelente história de ajuda a mulheres de todo o mundo.

Melinda Gates leva-nos por uma viagem pelo mundo, feita por ela, através da Fundação, gerida por ela e Bill Gates. Percebemos aí, como ainda faz sentido o Dia da Mulher, como as mulheres ainda são membros da sociedade à margem, em muitos países no mundo.

O trabalho desenvolvido tem sido libertador, inspirador e modificador de comportamentos e hábitos que libertam mulheres e diminuem o espaço da diferença de género, tão presente na vida de tantas mulheres, no século XXI.

É um livro muito emotivo, que nos obriga a refletir sobre as diferenças no mundo. Se, em Portugal, ainda encontramos comportamentos misógenos e grandes diferenças na área do trabalho e do trabalho em casa, parece-nos que esse é apenas uma gotinha num oceano de más práticas e misogenia, por esse mundo fora.

Depois temos Melinda, que poderia usufruir de toda uma fortuna e ir para as Bahamas até ao resto da sua vida e optou por fazer a diferença e investir em pequenos passos que mudam a vida de muitas mulheres por todo o mundo.

Melinda, católica, apresenta-se bastante liberal no que diz respeito à contracepção e à forma de melhorar a vida das mulheres por todo o mundo, seja qual a casta, a raça, a profissão e a condição sócio-económica.

É uma obra inspiradora, a ser lida por quem se preocupa com o papel da mulher, no século XXI.

SINOPSE

“Gostaria que todos encontrássemos formas de dar asas às mulheres em qualquer lugar do mundo.”
MELINDA GATES

Neste livro comovente e inspirador, Melinda Gates partilha o que aprendeu com pessoas extraordinárias que conheceu e os desafios que enfrentou nas quase duas décadas à frente da Fundação Bill & Melinda Gates. Ao longo desse percurso, algo se tornou evidente: se queremos elevar a sociedade, não podemos rebaixar as mulheres.

Melinda apresenta dados chocantes sobre as causas que, nos dias de hoje, mais precisam de atenção: desde o casamento infantil e a falta de acesso das mulheres à educação e saúde até à desigualdade de género no mercado de trabalho e à importância das mulheres na construção de um futuro tecnológico.

E, pela primeira vez, escreve sobre a sua história pessoal e sobre o caminho que percorreu para a igualdade no seu próprio casamento.

Em Ganhar Asas e Voar, Melinda mostra como nunca foi tão oportuno dar asas às mulheres – e assim elevar o mundo.

Se quiserem conhecer outras boas leituras, venham visitar as nossas escolhas!

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: