Gosto de… Fotografias

Gosto de fotografias... Detesto que me tirem fotografias... Tenho um filho que se esconde onde for necessário se vir uma câmara ou um telemóvel a ficar nele.

Gosto muito de fotografias. Cada um dos filhos tem o seu álbum, para quando crescerem poderem levar consigo e partilhar com os filhos deles. Eu tenho dois meus, temos mais um do marido, alguns organizados por anos, alguns pequenos de férias. Não consigo não ter fotos e, sabendo que é melhor o virtual, que não polui, não consigo deixar de ter as fotografias físicas espalhadas pela casa, no frigorífico, no hall de entrada, nas várias molduras de todos os tipos e feitios.

Confirmo que o primeiro filho tem mais fotos, mais detalhes, mais organização… E não é que o amemos mais… É só que com um tínhamos mais tempo para nos organizarmos. O segundo vai tendo e o terceiro tem um álbum ainda em construção.

Recentemente surgiu mais um problema… Eu, já de mim, detesto tirar fotos. Sou pouco fotogénica e literalmente fico muito mal nas fotografias em geral. É necessário apanharem-me muito distraída e bem-disposta, senão sou aquele monstro branco com um esgar de louco e um sorriso tipo joker… E sei do que falo. Pobrecita da minha afilhada que só tem fotos da madrinha no batizado com um ar absolutamente esgroviado. Nessa noite tinha dormido muito mal e foi no que deu. No meio de gente bonita, lá estou eu completamente pálida. Ainda por cima foi longe e tinha-me esquecido da maquilhagem em casa.

Como eu, o meu N., que parece um daqueles observadores no meio da natureza a tentar camuflar-se para que ninguém o veja e lhe tire fotografias… É um desafio juntarmo-nos todos para uma fotografia e para ficarmos todos bem.

Agora, para ver fotografias… Aí, somos reis. Somos dos que se sentam no sofá, pelo menos uma vez por ano, para rever os álbuns e rever o que passou. E assim, vou-lhes apresentando os avós que já não estão e os pais deles e os pais deles… E falarmos e partilharmos memórias e histórias. Se há algo bom, é uma noite de histórias bem passadas.

Agora também temos instagram e aí partilhamos momentos: o bolo que fizemos para o dia dos namorados, os passeios que demos e aí temos uma espécie de diário de todos… Pelo menos, enquanto o instagram não desaparecer!

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: