Guest-Post – As crianças e o “Não consigo”

we can do it

Esta semana desafiei a escritora Célia Lourenço para o nosso Guest-Post. O tema escolhido faz muito sentido cá em casa, pois uma das expressões preferidas é o não consigo. Infelizmente, para as crianças, não cola e todos somos capazes de fazer tudo, de acordo com os talentos ou a idade.

Convido-vos a espreitar as páginas das obras de Célia Lourenço: A fada dos dentes e o dente perdido e Contos das 4 Estações. Boas Leituras!

 


 
—————————————————————————————————————————————
 

É incrível a facilidade como algumas crianças pronunciam a frase “ Não consigo”. Desde as mais pequenas até as mais crescidas, aprendem desde cedo que ao aplicarem esta frase, alguém irá ajudá-las e desistem logo, sem tão-pouco tentarem.

Admito que muita da culpa é de nós, pais e educadores, que por questões de rapidez preferimos fazer, a ter a paciência de explicar e deixar a criança aplicar, errando muitas vezes, o que lhe foi ensinado. Educar e ensinar toma bastante tempo e infelizmente nos tempos que correm o tempo urge e é precioso para outras responsabilidades. Quem, mais cedo ou mais tarde, sofre com tudo isto é, sem dúvida, a criança, que noutro ambiente que não o familiar e sem pessoas que a possam apoiar como em casa, sentir-se-á só, deslocada e inferiorizada.

É difícil para a criança aperceber-se ao certo do que está a fazer mal e muitas vezes de exprimir o seu desconforto e pedir ajuda.

Os livros infantis, com as suas personagens de heróis e anti heróis, são uma boa forma de demonstrar à criança que tudo é possível, mesmo que pareça difícil e, através do esforço e de múltiplas tentativas, se conseguem alcançar os objetivos e ultrapassar os diversos obstáculos que fazem parte do crescer. É, pelas páginas de um livro, vivenciando as mesmas angústias e desafios que as personagens da história com que a criança se identifica, partilhando os mesmos medos e removendo limitações. A criança sente que faz parte de algo, não está sozinha e que também ela poderá conseguir tudo a que se proponha, seja uma simples tarefa de se vestir sozinha ou de apertar os cordões ou a de fazer a sua cama e pôr a mesa em casa. Tudo isto irá dar à criança confiança e autonomia, para que logo deixe de dizer ou até de pensar que “Não Consigo”.

we can do it

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: