Guest Post: SEO para Blogs

Esta semana, o nosso guest post vem diretamente do outro lado do Atlântico. O Genisson tem um blog super-organizado e dinâmico chamado A Hora do Pensador. Hoje traz-nos dicas de SEO para blogs e espero que gostem. Eu gostei e aprendi muito! Sigam-o Genisson no Facebook e no instagram.
 

Com o passar dos anos ter um site ou blog, tornou-se algo muito simples, ferramentas como o Blogger ou o WordPress facilitam muito a vida dos blogueiros. Mas a facilidade em se ter um WebSite as vezes confunde-se nos esforços que precisam ser feitos para ter um site bem posicionado. Veja a seguir algumas dicas de SEO para deixar seu site no topo do google, mas antes disso, uma pergunta precisa ser respondida:

O que é SEO?

O significado de SEO é: Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca), ou seja, são varias regras e boas praticas que precisam ser feitas para ter o seu site, blog, loja virtual, site empresarial, etc, no topo da pagina do google. Todos os dias milhões de novas paginas são indexadas nos buscadores, e o que garante que o seu site esteja na 1° colocação? Sorte? SEO!
Quando você compartilha um link de um artigo do seu blog, as pessoas estão entrando no seu site direcionados pelo caminho que você enviou, e se ao contrario disso, as pessoas buscassem no google, e o seu site fosse mostrado como alternativa de resposta? Isso é SEO.

Por que fazer SEO?

Muitas pessoas fazem esse tipo de pergunta, e as respostas são “simples”, para ter mais alcance, para ter pessoas acessando seu site enquanto você se diverte com sua família e amigos, e sem precisar está mandando vários links nas suas redes sociais.
O SEO é com certeza o caminho certo para pessoas que buscam sucesso com sites e blogs.

Como fazer SEO?

No inicio era muito simples ter um site no topo do google, se o seu texto falasse sobre dieta, era só digitar esse termo diversas vezes dentro do artigo, e pronto! O seu texto muito provavelmente seria o primeiro. Mas qual a visão do usuário ao ver um texto completamente repetitivo e sem semântica? Pensando nisso, o google mudou suas formas de pesquisa, e ao perceber uma repetição abusiva de palavras ou termos, o mesmo tende a rebaixar a postagem, isso acontece porque ele entende que o redator quer forçar o SEO para essa palavra.
O google preza a melhor experiência do usuário, assim, o texto precisa ser cheio de informações e ao mesmo tempo semântico. Agora vamos ver algumas dicas de SEO.

BackLinks.

Vocês podem estar pensando, por que os BackLinks aparecem na primeira dica dessa lista? E a resposta é simples: Você é visto pela sociedade, como semelhante as pessoas que andam com você.
Ou seja, se você mantem relações com sites muito relevantes, você terá um site mega relevante.

Imagine que você tem um site que fala de jogos, e um site referencia no assunto faz um link para o seu site, o google entenderá que o seu WebSite é de qualidade, já que existem pessoas te indicando. Embora muitos donos de sites não deem tanta importância para esse requisito, ele já representa 80% do que é preciso para ter um site no topo do google.

Mas se os BackLinks formam 80% do SEO total de um site, o que formam os outros 20%? O que todo mundo está cansado de ler, a parte on-page: sites otimizados, boas palavras-chave, palavras-chave no título, na meta description, na URL e varias outras coisas, (veja logo mais o que compõem os 20%).

As pessoas estão fazendo SEO exatamente iguais as outras, que é focando nos 20%, com isso, fica na primeira posição do google quem está mais otimizado entre si, só que quem focar em obter links de referencia vai ultrapassar facilmente pessoas com sites otimizados no máximo na parte on-page.

Como obter BackLinks?

Parcerias

Existem varias maneiras de se obter BackLinks, uma das mais comuns é criar parcerias com outros sites, para isso você precisa entrar em contato com os outros donos de sites e pedir para que a parceria seja feita. Porém, muita das vezes as pessoas não aceitam manter relações com sites inferiores, e aí, vai da sua persistência e foco. Quem quer um BackLink tem que focar muito nos benefícios que essa lincagem vai trazer para o site do outro, dessa forma, algum acordo pode ser feito.

 

Links em texto (ancoras)

Esse método é parecido com o anterior, porém, nessa alternativa os links são distribuídos em palavras relevantes dentro de artigos de ambos os sites, você obviamente, também precisa fazer contato com outras pessoas e oferecer o BackLink.

Guest Posts

Uma das maneiras que vem ganhando muito espaço, é o guest post, ou seja, você escreve para outros sites, nesse artigo você coloca links relevantes levando para o seu blog.

Fóruns

Uma maneira alternativa de conseguir BackLinks é respondendo perguntas em fóruns do seu nicho. O Yahoo, WordPress, contém milhares de perguntas, com isso, basta você responder e colocar o seu site abaixo. Vale relembrar que essa é uma maneira alternativa, a maneiras de maior relevância é realmente um link no post, já muitas vezes os donos de fóruns definem os links como Nofollow, assim, o google entenderá que não é para passar relevância para o site lincado.

Posts de qualidade

Agora sim, você precisa usar os 20% de SEO, quando se tem um texto de alta qualidade, as chances de que ele seja compartilhado são muito altas, ou seja, outros blogueiros de sites relevantes podem ver o seu artigo e fazer algum comentário com link no site deles.

Otimização de parte on-page

Digamos que você já tem um bom numero de links apontando para o seu site, mas o nicho que o mesmo atua é de alta concorrência, agora sim, é hora de fazer a otimização on-page.
Coloque sua palavra-chave no título, assim o google entenderá o assunto do artigo, adicione também sua palavra-chave algumas vezes no artigo, mas lembrando, tenha em mente a quantidade de vezes, preze pelo seu leitor, use palavras sinônimos, assim, a semântica do texto fica de fácil entendimento.

Coloque suas palavras-chave em negrito e itálico, assim, os mecanismos de buscas vão compreender que aquela é uma palavra que merece mais atenção. Acelere a velocidade do seu site, isso pode ser feito de várias maneiras, há uma ferramenta do google que te mostrará em que requisitos o seu site pode melhorar, PageSpeed insights.
Existem muito mais dicas de SEO, e cabe a você está sempre atualizado.

Bônus

O que fazer antes de qualquer texto?

As pessoas têm o mau hábito de criar um artigo e esperar que a sorte venha e coloque ele no topo do google, e isso é um completo erro, a primeira coisa que precisa ser feita antes de qualquer texto, é decidir para qual termo de busca você quer rankear o artigo em questão. Lembre-se de analisar a concorrência para seus textos, use a ferramenta SemRush.

O que você está fazendo de errado?

Essa é uma pergunta bastante maleável, a resposta obvia é, analise, verifique o seu site, veja para quais termos ele rankea, tente divulgar mais o seu conteúdo, esqueça um pouco a quantidade, preze a qualidade, quanto mais você divulgar, mais chances de BackLinks vão surgir. Outro erro já citado, são os artigos sem planejamento, não escreva por escrever, foque no rankeamento.
Não existe SEO automático, então não se engane com sites que fazem BackLinks sozinhos.

Então, espero que tenha ajudado varias pessoas, qualquer duvida podem entrar em contato comigo. Se precisarem de BackLinks de qualidade, também estou aguardando, disposto a parcerias. Obrigado.
 
 
 

One comment on “Guest Post: SEO para Blogs

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: