Invencível de Laura Hillenbrand

Este livro já o tenho há bastante tempo, mas um dia vi-o lá guardado e achei que estava na altura de o voltar a ler.
Este conta a história de Louie Zamperini, desde criança, até atleta olímpico, passando por prisioneiro de guerra até chegar à velhice.
Ele começou a sua verdadeira vida em Torrance, no estado da Califórnia, onde era a rebeldia personificada. Viveu lá sem obedecer a nada nem ninguém. Ele fazia tudo o que queria, metia-se em todos os perigos, e, no futuro, seria essa força de vontade que o salvaria.
Continuou a sua adolescência com os mesmos princípios da infância, até que começou a tentar correr, em resposta ao desafio que foi uma frase dita por um professor que era algo como aquele miúdo nunca teria lugar numa pista de corrida.
Ele esforçou-se e bateu todos os recordes possíveis para um corredor de resistência com menos de vinte anos. Apesar de ele preferir a prova dos 1500m, ele entrou nos jogos olímpicos de Berlim de 1936 nos 5000m e com uma das mais impressionantes provas.
Poucos anos depois a guerra deflagrou, e ele foi chamado para os bombardeiros. Cumpriu essa função durante algum tempo, até que desapareceu no mar. Sobreviveu numa balsa salva-vidas durante 47 dias. E, quando finalmente pensava estar salvo, foi para um campo de concentração japonês onde sofreu terríveis provações.
Acho que é um livro incrível, de uma pessoa que fez algo quase impossível num regime de invencibilidade. Sempre se guiou por isso, sempre, durante a sua vida, foi invencível.

00 comments on “Invencível de Laura Hillenbrand

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: