Leituras a não perder em Janeiro

leituras

Boas leituras a não perder em janeiro, fevereiro, quando tiverem tempo… Se forem bibliófilos como eu, provavelmente têm pilhas e listas de livros que querem ler, hoje, amanhã e até à reforma e mais além.

Boas leituras a não perder em janeiro, fevereiro, quando tiverem tempo… Se forem bibliófilos como eu, provavelmente têm pilhas e listas de livros que querem ler, hoje, amanhã e até à reforma e mais além.

Hoje trago cinco sugestões para todos os gostos… Não é bem verdade, desta vez, acabei por pender um pouco para o lado dos thrillers. Não me consegui decidir entre Não Fujas Mais e Lisboa Reykjavík. O primeiro, de Harlan Coben, promete ser mais uma daquelas leituras que nos mantêm acordados até acabar o livro… O segundo, de Yrsa Sigurdardóttir, cuja viagem começa em Lisboa, mas promete grandes palpitações.

Para quem aprecia leituras sobre a Segunda Guerra Mundial, não me parece que devam perder O Céu Numa Gaiola. Um ponto de vista diferente, um dilema moral fácil para a maioria, embora não para a personagem principal, Johannes Betzler.

Amin Maalouf traz-nos uma leitura maravilhosa sobre outros tempos, outras eras e outras culturas. Como não querer ler esta pérola literária?

Finalmente, um livro de não ficção Ouvir com Atenção Plena. Num mundo frenético em que é mais simples ouvir a televisão, o rádio, os podcasts ou a nós próprios, não podemos perder essa dádiva que é ouvir os outros com atenção total, desde funcionários aos filhos. Boas Leituras!

O Céu Numa Gaiola de  Christine Leunens

Durante a Segunda Guerra Mundial, em Viena, Johannes Betzler, um membro fanático da Juventude Hitleriana, é ferido num ataque aéreo. Forçado a viver confinado à casa dos pais, descobre que estes escondem ilegalmente uma rapariga judia. A ideia de uma fugitiva silenciosa e vulnerável a viver por trás de uma parede falsa na sua própria casa horroriza-o.

Após a repulsa inicial, cedo Johannes sente-se obcecado por Elsa. Subitamente, os pais desaparecem sem deixar rasto, e Johannes é a única pessoa que sabe da existência de Elsa. Dividido entre a responsabilidade pela sobrevivência da rapariga e a sua lealdade à pátria, a perceção que Johannes tem da realidade começa a dissolver-se no mundo em explosão do Terceiro Reich e no labirinto moral de situações impossíveis.

Focando-se na cosmovisão de um jovem fanático num regime violento e manipulador, este é um romance comovente, perturbador, com alguns laivos de humor negro, que examina as verdades e as mentiras que nos mantêm vivos.

Ouvir com Atenção Plena (Actual)

Ouvir é uma capacidade fundamental que os líderes e gestores costumam dar como garantida. Ao aprender a ouvir atentamente, poderá manter os seus funcionários mais empenhados, promover a descoberta de novas ideias e ouvir o que precisa de ouvir numa discussão, ao invés de ouvir o que já está à espera de ouvir.

Não Fujas Mais de Harlan Coben

Um thriller entusiasmante de um dos mais apreciados mestres do suspense da atualidade.

ELE PERDEU A FILHA.

Ela está agarrada às drogas e a um namorado abusivo. E deixou bem claro que não quer ser encontrada.

Um dia, por acaso, o pai vê-a a tocar guitarra em Central Park, Nova Iorque. Mas já não é a menina de quem se lembra. Esta mulher vive à beira do abismo, está assustada e claramente metida em apuros.

Sem qualquer hesitação, ele não para sequer para pensar. Aborda-a e pede-lhe que regresse a casa.

ELA FOGE.

E só há uma coisa que um pai pode fazer: segue-a por um mundo negro e perigoso cuja existência desconhecia. Quando dá por si, tanto a vida dele como a da sua família estão em risco. E para proteger a filha dos males desse mundo, ele tem de os encarar de frente.

Leão, O Africano de Amin Maalouf

A autobiografia imaginada de uma apaixonante figura histórica: o geógrafo Hasan as-Wazzan, que ficou conhecido como Jean-Léon de Médicis, ou Leão, o Africano. Em 1518, no regresso de uma peregrinação a Meca, o embaixador magrebino é capturado por piratas sicilianos que o oferecem de presente a Leão X, o grande papa da Renascença. A sua vida, feita de aventuras, paixões e perigos, é marcada pelos grandes acontecimentos do seu tempo: durante a Reconquista, encontrava-se em Granada, de onde teve de fugir à Inquisição, acompanhado pela família; estava no Egipto aquando da sua tomada pelo Otomanos; na África negra, durante o apogeu de Askia Mohamed Touré; e em Roma no período áureo do Renascimento e no momento do saque da cidade pelo soldados de Carlos V. Figura do Oriente e do Ocidente, homem de África e da Europa, Leão, o Africano viveu em pleno o fascinante século XVI.

Lisboa Reykjavík de Yrsa Sigurdardóttir 

O mais arrepiante e cinematográfico romance de Yrsa Sigurdardóttir.
(Anteriormente publicado como “O Silêncio do Mar”)

Um iate de luxo chega à marina de Reykjavík sem ninguém a bordo. O que aconteceu à tripulação e à família que seguia nele quando zarpou de Lisboa?
Um iate abandonado e uma jovem família desaparecida – um romance policial arrepiante pela pena da rainha do noir nórdico. O melhor e mais assustador romance que Sigurdardóttir escreveu até hoje e um bestseller internacional.

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: