Livro “2020 na tua história” para o Dia da Criança

2020

Hoje, trazemos um livro como sugestão para o Dia das Crianças. Um livro muito atual, sobre 2020, que poderá ajudar muitas crianças a gerir as emoções em relação ao último ano. Vejam @joanalivrosinfantis, no instagram!

Sinopse de “2020 na tua história”:

Livro sobre o ano de 2020 ajuda a criança a interiorizar o bom e o menos bom, ao desenhar sobre as emoções sentidas nesta pandemia. É um livro que pode ser utilizado em 2021 ou nos anos seguintes, por professores, psicólogos, pais ou outros familiares quando o assunto for “o difícil ano de 2020”, junto destes pequenos super-heróis.

As saudades dos avós, os superpoderes dos novos heróis, a aula do Presidente na televisão, as pantufas sempre nos pés, as viagens que ficaram por fazer, a praia que quisemos esticar, a festa de aniversário adiada… São alguns temas abordados neste livro para crianças dos 5 aos 11 anos, que convida os mais novos a refletir e a desenhar como todos vivemos a pandemia, num exercício importante de expressão e partilha.

Neste segundo ano de pandemia, é essencial fazermos, sobretudo com as crianças, uma reflexão sobre o bom e o menos bom do ano que nos marcou para sempre… permitir às crianças conversar e expressar o que sentiram e sentem, depois de 15 meses tão desafiantes, é um dos objetivos da autora, Joana Brandão, licenciada em Psicologia.

2020

A Autora e a Ideia:

A Joana nasceu em Santarém, vive em Lisboa há mais de 20 anos, é mãe de um rapaz de 10 anos e de uma rapariga de 6 e foi com preocupação que viveu este ano, tal como aconteceu com outras mães, um pouco por todo o mundo.

Para além da sua formação, também a experiência na área de Educação e em ONG internacionais, que incluiu duas viagens marcantes, de voluntariado, a Cabo Verde e Argentina, influenciaram a decisão de terminar o ano de 2020 com o seu primeiro livro infantil editado. O desenho infantil era já uma paixão tendo sido o tema da sua monografia de final de curso, no ISPA.

Através do livro, Joana quer incentivar a partilha e o diálogo, convidando a um olhar atento de pais e educadores, neste início de ano, onde a saúde mental de todos é essencial para abraçarmos com esperança o 2021.

A ideia do livro “2020 na tua história” nasceu já no final do ano passado, num domingo de manhã e foi lido, ainda em esboço, ao Lucas, o filho mais velho da autora. A expressão emocionada do filho incentivou Joana a tornar o livro uma realidade que pudesse chegar a casa e ao coração de outras crianças.

No dia seguinte, convidou, sem hesitar, a Ana Costa para o design e ilustração, e em poucos dias a obra nasceu. Um livro simples, com desenhos maravilhosos e cores que só podiam estar associados a 2020! Uma edição da autora com muito amor envolvido da família e amigos, que ajudaram em toda a revisão e corrida contra o tempo.

Sugestão de Leitura

Com este livro, poderão desenhar e refletir sobre as emoções da pandemia, e desenhá-las, permitindo à criança recordar o que viveu, exteriorizar a alegria, a revolta, a saudade, os planos que tinha, o que ficou por fazer, as preocupações e, sobretudo, as emoções que tem dentro dela. É um livro que pode ser utilizado em 2021 ou nos anos seguintes, por professores, psicólogos, pais ou outros familiares quando o assunto for “o difícil ano de 2020”, junto destes pequenos super-heróis.

2020 na tua História está à venda em livrarias selecionadas – Aqui há gato (Santarém), Loja Sigtoys (Lisboa), Livraria Ler (Lisboa), Livraria Gatafunho (Oeiras), projeto “Ser Presente”, no Porto, e Livraria Pedro Cardoso na cidade da Praia, em Cabo Verde. Podem ainda ser feitas encomendas online para envio por correio de livros com dedicatória na página de Facebook ou através deste formulário.

Vejam como se faz um pequeno leitor!

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: