Livros, para mim, para ti e para todos

Livros

Livros no natal (e fora dele) são dos melhores presentes que se podem dar e receber. Quando alguém me diz que não gosta de ler, sou chata… Porque há sempre algo que se gosta de ler, nem que sejam livros de mecânica, costura e culinária. Depende muito do foco de cada um! Com um pouco de tempo, encontra-se sempre o livro certo. Aqui ficam algumas sugestões!

A Educação de Eleanor de Gail Honeyman 

Foi um dos livros mais falados nos Clubes de Leitura a que assisti. Estou curiosa!

Bertrand.pt - A Educação de Eleanor

SINOPSE

Livro do Ano British Book Awards
Livro do Ano da Livraria W H Smith
Nomeado para Livro do Ano pela Goodreads


Eleanor Oliphant tem uma vida perfeitamente normal – ou assim quer acreditar. É uma mulher algo excêntrica e pouco dotada na arte da interação social, cuja vida solitária gira à volta de trabalho, vodca, refeições pré-cozinhadas e conversas telefónicas semanais com a mãe.

Porém, a rotina que tanto preza fica virada do avesso quando conhece Raymond – o técnico de informática do escritório onde trabalha, um homem trapalhão e com uma grande falta de maneiras – e ambos socorrem Sammy, um senhor de idade que perdeu os sentidos no meio da rua.

A amizade entre os três acaba por trazer mais pessoas à vida de Eleanor e alargar os seus horizontes. E, com a ajuda de Raymond, ela começa a enfrentar a verdade que manteve escondida de si própria, sobre a sua vida e o seu passado, num processo penoso mas que lhe permitirá por fim abrir o coração.

A História de Uma Serva de Margaret Atwood

Vem aí o segundo volume (que já li e adorei). Este tem que ser lido antes de passar para o segundo e ambos valem a pena cada segundo que se passam com eles.

SINOPSE

Uma visão marcante da nossa sociedade radicalmente transformada por uma revolução teocrática. A História de Uma Serva tornou-se um dos livros mais influentes e mais lidos do nosso tempo.
Extremistas religiosos de direita derrubaram o governo norte-americano e queimaram a Constituição. A América é agora Gileade, um estado policial e fundamentalista onde as mulheres férteis, conhecidas como Servas, são obrigadas a conceber filhos para a elite estéril.

Defred é uma Serva na República de Gileade e acaba de ser transferida para a casa do enigmático Comandante e da sua ciumenta mulher. Pode ir uma vez por dia aos mercados, cujas tabuletas agora são imagens, porque as mulheres estão proibidas de ler. Tem de rezar para que o Comandante a engravide, já que, numa época de grande decréscimo do número de nascimentos, o valor de Defred reside na sua fertilidade, e o fracasso significa o exílio nas Colónias, perigosamente poluídas. Defred lembra-se de um tempo em que vivia com o marido e a filha e tinha um emprego, antes de perder tudo, incluindo o nome. Essas memórias misturam-se agora com ideias perigosas de rebelião e amor.

Feliz Natal Lobo Mau de Clara Cunha e ilustração de Natalina Cóias 

Bonito, inspirador e para os miúdos e graúdos!

Bertrand.pt livros  - Feliz Natal Lobo Mau

SINOPSE

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta.

A autora de O Cuquedo, regressa com a história do Lobo Mau que foi procurar o Capuchinho Vermelho, mas encontrou o Pai Natal. Será que merece um presente?

Tudo se Aproveita de Katie Elzer-Peters 

Numa época em que nos preocupamos com o desperdício, este é um livro perfeito para dedinhos verde.

SINOPSE

O combate ao desperdício começa em casa!
Fez uma sopa de cenoura? Guarde o topo e a rama para cultivar mais cenouras!
Tem uma cebola a grelar? Corte-a ao meio e terá mais cebolas!
Acabou o abacate? Guarde o caroço e plante uma árvore!
Sobraram feijões? Faça-os germinar para ter mais!
E se tiver restos que não dão para aproveitar… pode sempre pô-los na compostagem.

Com instruções simples e acessíveis, este livro ensina a reutilizar os restos de cozinha e transformá-los numa verdadeira horta culinária.
Desperdício Zero – com uma horta na cozinha.

Este Ano Escrevo um Livro

Planos para 2020? Aqui fica uma sugestão para ajudar futuros escritores. Quem sabe se este não é o ano da vossa vida?

Bertrand.pt - Este Ano Escrevo um Livro livros

SINOPSE

Este manual oferece uma série de princípios, dicas, exercícios e técnicas que servirão de mapa ao processo de criar e publicar um livro. Não se trata apenas de uma obra sobre escrita criativa – de ficção e não ficção. Este livro vai mais além, acompanha o escritor desde a criação até à promoção, explica as características do funcionamento do mercado editorial e o papel do escritor na sociedade de informação atual.

Aqui irá encontrar a plataforma para dar o salto necessário entre a ideia e a obra. Receberá também o conhecimento necessário para rever e editar um manuscrito, a melhor forma de abordar uma editora, escolher um agente, saber os seus direitos e promover o seu trabalho em festivais literários ou nas redes sociais.

Avozinha Gângster de David Walliams 

Este foi o primeiro livro de David Walliams que o N. recebeu e, a partir desse momento, nunca mais parou de ler. Já oferecemos mais uns tantos livros do autor aos amigos dele… Tipo vírus!

SINOPSE

Vencedor na categoria 2.º ciclo da iniciativa da Visão Júnior, “Miúdos a Votos” 2019.

O nosso herói, Ben, adormece só de pensar que tem de ficar em casa da avó. Que seca! É a avozinha mais aborrecida de sempre: só pensa em jogar jogos de tabuleiro e comer sopa de couve. Mas há dois segredos que Ben desconhece:

• A sua avozinha é uma famosa ladra de joias.
• E toda a vida sonhou roubar as Joias da Coroa inglesa, e agora precisa da ajuda de Ben…

Uma história sobre preconceitos e aceitação, cheia de piadas engraçadas e palavras tolas, ao estilo bem-humorado do comediante David Walliams, com mais de 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo.

A minha História com Bob de James Bowen 

Gatos, livros… só falta o chocolate!

Bertrand.pt - A minha História com Bob

SINOPSE

Quando James Bowen encontra um gato alaranjado no prédio onde vive, não faz ideia do quanto a sua vida irá mudar. Lutando por sobreviver como músico de rua na cidade de Londres, a última coisa de que precisa é um animal de estimação. No entanto, incapaz de resistir ao animal doente, acolhe-o em sua casa. Quando Bob recupera a saúde, James deixa-o à porta do prédio, imaginando que nunca mais o voltará a ver. Todavia, Bob tinha outros planos. Dentro de pouco tempo, os dois tornam-se inseparáveis e as muitas aventuras que irão viver transformarão para sempre as suas vidas, curando lentamente as cicatrizes do passado atribulado de ambos.

Esta é a história de uma amizade improvável e de como um gato vadio irá ajudar um homem a recuperar a sua autoestima e dar-lhe uma nova esperança quando o resto do mundo lhe parecia ter fechado as portas.

O amante japonês de Isabel Allende 

Para fãs de romance histórico e de Isabel Allende, este pode bem ser o presente perfeito.

Bertrand.pt - livros  O amante japonês

SINOPSE

Em 1939, quando a Polónia capitula sob o jugo dos nazis, os pais da jovem Alma Belasco enviam-na para casa dos tios, uma opulenta mansão em São Francisco. Aí, Alma conhece Ichimei Fukuda, o filho do jardineiro japonês da casa. Entre os dois brota um romance ingénuo, mas os jovens amantes são forçados a separar-se quando, na sequência do ataque a Pearl Harbor, Ichimei e a família – como milhares de outros nipo-americanos – são declarados inimigos e enviados para campos de internamento. Alma e Ichimei voltarão a encontrar-se ao longo dos anos, mas o seu amor permanece condenado aos olhos do mundo.

Décadas mais tarde, Alma prepara-se para se despedir de uma vida emocionante. Instala-se na Lark House, um excêntrico lar de idosos, onde conhece Irina Bazili, uma jovem funcionária com um passado igualmente turbulento. Irina torna-se amiga do neto de Alma, Seth, e juntos irão descobrir a verdade sobre uma paixão extraordinária que perdurou por quase setenta anos.

Em O amante japonês, Isabel Allende regressa ao estilo que tanto entusiasma o seu público, relatando de forma soberba uma história de amor que sobrevive às rugas do tempo e atravessa gerações e continentes.

O filho de mil homens de valter hugo mãe 

Será que 2020 vai ser o ano em que iremos ler mais literatura portuguesa? Valter Hugo Mãe pode ser o primeiro de muitos.

SINOPSE

Raramente a Literatura universal produziu um texto tão sensível e humano quanto este. O filho de mil homens é uma obra da ourivesaria literária de Valter Hugo Mãe. Uma experiência de amor pela humanidade que explica como, afinal, o sonho muda a vida.

Crisóstomo, um pescador solitário, ao chegar aos quarenta anos de idade decide fazer o seu próprio destino. Inventa uma família, como se o amor fosse sobretudo a vontade de amar.

Sempre com a magnífica capacidade poética de Valter Hugo Mãe, esta história é um elogio a todos quantos resistem para além do óbvio.

OPINIÃO DOS LIVREIROS(5)COMENTAR ESTE LIVRO@

A minha avó pede desculpa de Fredrik Backman

Outro dos livros na minha lista de desejos é este. A história parece maravilhosamente estranha e, pelos comentários que li, é daquelas que se entranha.

Bertrand.pt - A minha avó pede desculpa livros

SINOPSE

Finalista Prémio Livro do Ano Bertrand 2018

Elsa tem sete anos de idade, quase oito, e é diferente. Para já, tem como melhor – e única – amiga a avó de setenta e sete anos de idade, que é doida: não levemente taralhoca, mas doida varrida a sério, capaz de se pôr à varanda a tentar atingir pessoas que querem falar sobre Jesus com uma arma de paintball, ou assaltar um jardim zoológico porque a neta está triste. Todas as noites, Elsa refugia-se nas histórias da Avozinha, cujo cenário é o reino de Miamas, na Terra-de-Quase-Acordar, um reino mágico onde o normal é ser diferente.

Quando a Avozinha morre de repente e deixa uma série de cartas a pedir desculpa às pessoas que prejudicou, tem início a maior aventura de Elsa. As cartas levam-na a descobrir o que se esconde por detrás das vidas de cada um dos estranhíssimos moradores de um prédio muito especial, mas também à verdade sobre contos de fadas, reinos encantados e a forma como as escolhas do passado de uma mulher ímpar criam raízes no futuro dos que a conheceram.

A minha avó pede desculpa é uma belíssima história, contada com o mesmo sentido de humor e a mesma emoção que o romance de estreia de Fredrik Backman, o bestseller internacional Um homem chamado Ove.

Para mais livros de natal, desta vez são só livros para crianças, leiam esta publicação.

Natal 2019 - Mrec

02 comments on “Livros, para mim, para ti e para todos

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: