Livros para o Dia dos Namorados

Quando estava grávida do nosso primeiro filho, passei o dia dos namorados em repouso, graças a um descolamento de placenta… O meu marido ofereceu-me um livro de Nicholas Sparks, que alguém lhe tinha falado.

A mulher da personagem principal morre no parto, logo nas primeiras páginas… Já não me lembro do título do livro. Lembro-me de lhe ter dito que já estava suficientemente nervosa e aquele livro não ajudou nada!

Hoje deixo 6 sugestões, menos catastróficas, para um dia especial!

O Diário da Nossa Paixão, de Nicholas Sparks

“És, e sempre foste, o meu sonho.”
Um homem lê em voz alta de um caderno desbotado que segura com carinho. A sua ouvinte escuta atentamente, ansiosa por saber o desfecho da história que ele lhe conta…
Trata-se das memórias de Noah Calhoun, acabado de regressar da Segunda Guerra. Enquanto trabalha na reconstrução de uma velha casa, a sua mente divaga, atormentada pelas recordações de Allie, o grande amor da sua vida, que há catorze anos lhe escapou por entre os dedos.
Mas, tão subitamente como desapareceu, Allie volta a entrar na sua vida, e Noah percebe que a história está apenas no começo.

 O homem torna a fechar o caderno. Sempre a mesma história. Sempre a mesma ouvinte. Amanhã, o homem voltará a ler, bem como no dia a seguir a esse, e todos os outros em que for capaz de o fazer. Porque acredita em milagres, e no poder do amor…
Foi este o livro que comoveu milhões de leitores.
Foi esta a história que fez com que o mundo se rendesse à escrita de Nicholas Sparks.

A Mulher do Viajante no Tempo,
de Audrey Niffenegger

Audrey Niffenegger estreia-se na ficção com um primeiro romance absolutamente prodigioso. Revelando uma concepção inovadora do fenómeno da viagem temporal, cria um enredo intrigante e arrebatador, que alia com magistralidade a riqueza emocional a um apurado sentido do suspense. Este livro é, antes de mais, uma celebração do poder do amor sobre a tirania inflexível do tempo. Para Henry, essa inexorabilidade assume contornos estranhamente inusitados: ele é prisioneiro do tempo, mas não como o comum dos mortais. Cronos preparou-lhe uma armadilha caprichosa que o faz viajar a seu bel-prazer, para uma data e um local inesperados, onde aparece completamente desprovido de roupa ou de outros bens materiais. A Clare, sua mulher e seu grande amor, resta o papel de Penélope, de uma Penélope eternamente reiterada a cada nova partida de Henry para onde ela não pode segui-lo. Quando Clare e Henry se encontram pela primeira vez, ela é uma jovem estudante de artes plásticas de vinte anos e ele um intrépido bibliotecário de vinte e oito. Clare já o conhecia desde os seis anos… Henry acabava de a conhecer… Estranho?! Poderia parecer, não fosse a mestria de Audrey para tecer os fios do tempo com uma espantosa clareza. Intenso e fascinante, “A Mulher do Viajante no Tempo” é um livro inesquecível pela qualidade das reflexões que provoca, pela sensibilidade com que nos retrata a luta pela sobrevivência do amor no oceano alteroso do tempo. Na orla desse oceano, perscrutando o horizonte, ficará sempre Clare, à espera de um regresso anunciado…

Chama-Me pelo Teu Nome, de André Aciman

Chama-me pelo Teu Nome é um romance arrebatador sobre o desejo e a experiência da atração. Uma das grandes histórias de amor do nosso tempo, narrada de forma inteligente e imprevisível.

Na idílica Riviera italiana nasce um romance intenso entre um rapaz de dezassete anos e o convidado dos pais, um estudante universitário que irá passar com eles umas semanas no verão.

A mansão sobre as falésias é povoada por um conjunto de personagens excêntricas, com um gosto especial pela boa vida. Mas nenhum dos jovens está preparado para as consequências da atração, que, durante essas apaixonadas semanas de calor, mar e vinho, faz crescer entre eles o fascínio e o desejo, sentimentos que não conseguem suprimir, apesar de todas as proibições e dos perigos.

Divididos entre o receio das consequências e o fascínio que não conseguem esconder, avançam e recuam movidos pela curiosidade, o desejo, a obsessão e o medo, até se deixarem levar por uma paixão arrebatadora e descobrirem uma intimidade rara que temem nunca mais encontrar.

Chama-me pelo Teu Nome não é só uma história intemporal, é também uma análise franca, bela e dura sobre a paixão – como agimos, pensamos e sentimos. Uma elegia ao amor e um livro inesquecível.

O Amor nos Tempos de Cólera, de Gabriel García Márquez 

O Amor nos Tempos de Cólera constitui na obra de Gabriel García Márquez um marco equiparável ao do célebre Cem Anos de Solidão, considerado até hoje, a sua obra-prima.

Como Água para Chocolate, de Laura Esquível 

Neste romance surpreendente e admirável, que revelou ao leitor português uma grande escritora mexicana, toda a trama narrativa roda em torno da cozinha e de um certo número de elementos culinários. Cada capítulo abre com uma receita fora do comum (mas ao mesmo tempo perfeitamente realizável), a pretexto e em volta da qual não apenas se juntam os comensais, mas também se “cozem” e “temperam” amores e desamores, risos e prantos, e se celebra o triunfo da alegria e da vida sobre a tristeza e a morte.
Enorme sucesso editorial, Como Água para Chocolate foi já traduzido em numeros países e adaptado ao cinema.

As Cinquenta Sombras de Grey,
de E L James

As Cinquenta Sombras de Grey é um romance obsessivo, viciante e que fica na nossa memória para sempre.

Anastasia Steele é uma estudante de literatura jovem e inexperiente. Christian Grey é o temido e carismático presidente de uma poderosa corporação internacional. O destino levará Anastasia a entrevistá-lo. No ambiente sofisticado e luxuoso de um arranha-céus, ela descobre-se estranhamente atraída por aquele homem enigmático, cuja beleza corta a respiração. Voltarão a encontrar-se dias mais tarde, por acaso ou talvez não. O implacável homem de negócios revela-se incapaz de resistir ao discreto charme da estudante.

Ele quer desesperadamente possuí-la. Mas apenas se ela aceitar os bizarros termos que ele propõe… Anastasia hesita. Todo aquele poder a assusta – os aviões privados, os carros topo de gama, os guarda-costas… Mas teme ainda mais as peculiares inclinações de Grey, as suas exigências, a obsessão pelo controlo… E uma voracidade sexual que parece não conhecer quaisquer limites. Dividida entre os negros segredos que ele esconde e o seu próprio e irreprimível desejo, Anastasia vacila. Estará pronta para ceder? Para entrar finalmente no Quarto Vermelho da Dor? As Cinquenta Sombras de Grey é o primeiro volume da trilogia de EL James que é já o maior fenómeno literário do ano em todos os países onde foi publicado.

02 comments on “Livros para o Dia dos Namorados

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: