Na Senda da Sustentabilidade – Às Compras

Hoje vamos falar de pequenos passos que podemos dar quando vamos fazer compras, a favor de um mundo melhor. Algumas mudanças são tão pequenas, que é apenas uma questão de hábito.

Hoje vamos falar de pequenos passos, nesta senda da sustentabilidade, que podemos dar quando vamos às compras, a favor de um mundo melhor. Algumas mudanças são tão pequenas, que é apenas uma questão de hábito.

6 passinhos na nossa senda

  1. Em primeiro lugar, uma lista de compras. Desde comida a roupa, o melhor é só comprar aquilo que realmente nos faz falta e uma lista de compras faz toda a diferença.
  2. Sacos, saquinhos, sacões, no carro, na mala, na mochila. Carregar as compras na mão, na mochila, num saco de pano e evitar ao máximo um saco novo é muito importante.
  3. Evitar comprar tudo o que seja de plástico, garrafas, pacotes com palhinhas, e preferir vidro, caso seja possível.
  4. Evitar as embalagens extra ao máximo. Frutas, carne, peixes e vegetais em cuvetes são desnecessários, na maioria dos casos.
  5. Conhecer os vizinhos, aqueles que têm um quintal maravilhoso, cujos limões se estragam e couves com dois metros, pode ser uma maneira de ajudar o planeta. Pode combinar preços simpáticos com luta contra o desperdício alimentar… e fazer bons amigos.
  6. Tirar do carro todo o peso extra protege o planeta. Combinar a volta, de modo a poupar quilómetros, e salvar a camada de ozono é uma mais-valia. No entanto, a primeira pergunta é: Será que posso ir a pé?

São 6 pequenos passos nesta senda, cada vez que vamos às compras. Porém fazem toda a diferença. Façam as contas: 2 sacos de plástico por semana são 104 sacos salvos ( e isto, na pior das hipóteses), a quantidade de plástico anual em cuvetes e garrafas de plástico, a gasolina poupada em pequenas viagens. Tudo isto somado vai tendo alguma repercussão e, se todos fizéssemos o mesmo, seria excelente!

Se quiserem ler outras publicações sobre Sustentabilidade, sugiro que leiam estas: Na Senda da Sustentabilidade.

One comment on “Na Senda da Sustentabilidade – Às Compras

  • Os Piruças , Direct link to comment

    Boas.
    São passos simples mas que podem fazer grandes diferenças.
    São passos que que poderíamos colocar em prática e é nesmo uma questão de hábito.
    Quando se acostumamos já é automático.

    Cumprimentos
    Os Piruças

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: