Na Senda da Sustentabilidade – Floresta

osto de florestas, de aglomerados de árvores, de flores selvagens, de terra e de cogumelos. Gosto do seu aroma, dos sons dos pássaros livres, do toque das cascas rugosas, envelhecidas pela chuva e pelo sol. Gosto de sentir o sol a espreitar entre as copas das árvores e do vento a sibilar através dos meus cabelos.

Gosto de florestas, de aglomerados de árvores, de flores selvagens, de terra e de cogumelos. Gosto do seu aroma, dos sons dos pássaros livres, do toque das cascas rugosas, envelhecidas pela chuva e pelo sol. Gosto de sentir o sol a espreitar entre as copas das árvores e do vento a sibilar através dos meus cabelos.

Portugal é um país maravilhoso, com excelentes praias e campos maravilhosos. Temos vários tipos de floresta, desde Trás-os-Montes à Ilha da Madeira, que têm magia dentro delas… Quando era pequena, sonhava que as fadas e os duendes viviam alegremente nas florestas da minha infância. Fazia pequenas casinhas com pedras e camas de musgo. O meu avô ajudava-me nas minhas fantasias, concordando com o meu trabalho árduo que tanto iriam ajudar os pequenos seres. As florestas eram vivas!

Nessa altura, como agora, havia um monstro que as atormentava: o Fogo.  Já falei disso anteriormente na publicação Fogo que Arde e Se Vê. Hoje falamos de maneiras simples de ajudar a Floresta.

10 Maneiras Simples de Preservar a Floresta

  1. Imprima apenas o que é verdadeiramente necessário. Sendo mesmo necessário, use ambos os lados da folha.
  2. Opte por papel reciclado, mesmo para cartões de aniversário e de Natal. Há alguns tão bonitos, feitos por artesãos e, deste modo, ajuda de duas maneiras.
  3. Liberte-se das faturas, optando pelas electrónicas- É mais rápido e muito mais ecológico.
  4. Recicle sempre os produtos de papel.
  5. Compre produtos de madeira de produção nacional e sustentável.
  6. Compre móveis em segunda mão. Ao fazê-lo, está a poupar uma árvore!
  7. Utilize alternativas em tecido para limpar ou lavar: panos, guardanapos, toalhetes e fraldas, por exemplo.
  8. Apoie o turismo rural de áreas florestais. Não sendo um turismo de massas, o dinheiro que traz à comunidade pode ser usado para proteger a floresta, que por sua vez trará novos visitantes.
  9. Plante árvores 🙂
  10. Passeie pela floresta com a família e amigos. Respeitar a floresta começa connosco.

 

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: