Não digam isto a uma futura Mamã!

A maternidade é algo maravilhoso e, quando nos aproximamos de uma futura mamã, por vezes, ficamos com o espírito toldado de tanta maravilha junta! Mas isso não significa que possamos dizer barbaridades, seguidas por:

– Mas não te preocupes, contigo vai correr tudo bem!

Em primeiro lugar, não tocar na barriga sem autorização. Parece que quando vemos uma barriga temos de ir lá verificar se está um ser fofinho lá dentro e começamos a dar festinhas a uma barriga, indiscriminadamente. Há quem não goste, há quem não se importe mas, por uma questão de cortesia e de segurança (as grávidas têm mudanças de humor rápidas), é preferível pedir. E aceitar a resposta!

Depois, evitar a questão dos partos horríveis. Sim, já todas ouvimos falar de partos horríveis. Sim, podemos partilhar a nossa experiência de parto horrível mas depois do parto da nossa amiga ou antes de ela engravidar. As futuras mamãs já têm consciência que os partos são difíceis. No entanto, naquele momento precisam de ser asseguradas que tudo vai correr bem! Se não correr pelo melhor, esperemos que os médicos lá estejam para as ajudar a que tudo acabe bem!

A famosa questão do peso… Seja quanto for que a nossa amiga tenha engordado,  assegure-lhe que depois de nascer, tudo volta ao normal… Quando nascer, passadas algumas semanas, esteja lá para fazer umas caminhadas e ajudar a chegar ao normal. Há uma enorme pressão sobre o peso antes e durante e depois, como se o peso fizesse a mamã. É normal aumentar um pouco, há condições que podem ajudar a aumentar demais mas nada é melhor que ter as amigas para, depois, ajudarem a voltar ao normal.

Problemas com bebés que nasceram sem um pé, uma mão, nados-mortos, etc. Acontecem e, se acontecer, temos que estar lá para elas… Mas criar ansiedade de forma desnecessária é um grande Não! Quando estava grávida do meu primeiro, tinha nascido uma criança com um problema e todos falavam disso e isso aumentava o meu nível de ansiedade. Foi preciso rever pontinho por pontinho do corpo do meu bebé na ecografia para ficar mais calma… Foi bom vê-lo mas não tendo sido uma gravidez fácil, teria sido melhor não saber do outro caso.

As grávidas estão sempre lindas, sempre! Mesmo que já não consigam dormir, que tenham os pés inchados ou que as olheiras cheguem aos lábios, estão radiantes… O máximo que precisam é de vestir um vestido bonito e ir comer um gelado ao parque mais próximo enquanto podem! Ir à cabeleireira e à manicure também não é mal pensado!

gravidA

Discutir relacionamentos futurologicamente! Nem todos os homens são iguais, nem todos os casais são iguais, nem todas as grávidas são iguais… Que sera, sera e a maioria dos pais, hoje em dia, são melhores pais do que os pais deles. Há que ter esperança.

Finalmente, o célebre “depois disto, a vida nunca mais será a mesma” em tom de fim do mundo. Nunca mais será a mesma. Crescemos, ganhamos responsabilidade e dividimos amor… Não será melhor nem pior. Será totalmente novo. Será o início de uma fase que se estenderá até ao fim dos nossos dias… Porque um filho, mesmo crescido, não deixa de ser um filho e podemos ter outras responsabilidades, outras preocupações mas não deixaremos de os amar até ao fim dos nossos dias.

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: