O Menino que Colecionava Estrelas – #LI 5

No dia 24, no Jardim do Palácio de Galveias (que está lindíssimo por dentro e por fora) foi o lançamento do livro O Menino que Colecionava Estrelas pela A Esfera dos Livros e Estrelas e Ouriços. Foi um encontro muito bonito, com muitos meninos e meninas a divertirem-se no castelo de papelão, construindo e destruindo muros e torres, a fazer jogos circenses e tradicionais e, no fim, a ouvir a história de O Menino que Colecionava Estrelas.

As ilustrações de Ana Maymone são tão especiais como o livro em si e a história da autoria de Joana Soares é maravilhoso. Sem nunca nomear as diferenças entre os vários meninos da história, Joana vai explicando que estas não nos torna diferentes em nada, aproxima-nos nos sonhos que cada um quer atingir e acentua o que nos dá prazer.

Porque é que sou diferente dos outros meninos, mãe? «Chegaria o dia, sabia-o bem, em que seria confrontada com esta pergunta. Decidi que tinha de me preparar o melhor que podia e antecipar-me a ela tanto quanto conseguisse. E queria fazê-lo de uma forma mágica, leve, harmoniosa», diz Joana Soares, autora do livro O Menino que Colecionava Estrelas, e mãe do Tiago, uma criança com paralisia cerebral.

Foi uma leitura muito especial mas que terá que ser lida e relida com o mais novo pois é uma obra que precisa de ser digerida devagarinho e com calma. Em belas metáforas escondem-se pequenos tesouros a descobrir e ajudar o C. a perceber melhor o mundo e os meninos especiais que o rodeiam.

Boas leituras!

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: