O que faz a EcoX com óleo alimentar usado?

ecox

Por vezes podemos mudar o mundo com alterações que não nos custam nada… Os óleos alimentares, que tanto prejudicam o ambiente que nos rodeia, podem ter uma segunda vida. A Ecox.pt faz isso! Se quiserem conhecer melhor, vão à página e sigam-os no facebook e no instagram.

De pequenino é que torce o pepino…

Na EcoX acreditamos que a mudança começa nos mais pequenos e que, se formos capazes de os educar conseguiremos chegar às suas famílias. A EcoX começou pela experiência de transformar o óleo alimentar usado (OAU) em sabão líquido, através de um processo simples e seguro. Assim, desenvolvemos um kit educativo em que as crianças são capazes de reciclar o OAU que têm em casa e fazer sabão líquido para lavarem as mãos. Este kit é utilizado em diversas ações de sensibilização, tanto nas escolas como nos municípios.

ecox

Detergentes com óleo alimentar usado, porque não?

À medida que fomos crescendo pensamos que podíamos criar um conjunto de detergentes que fosse capaz de colmatar todas as necessidades de limpeza de uma casa. Sendo os detergentes ecológicos EcoX produzidos essencialmente a partir de matérias-primas de origem vegetal, estes são altamente naturais e biodegradáveis (no caso dos detergentes EcoX,
a degradação de 60% ocorre em menos de 24h devido à ausência de cadeias carbonatadas complexas; os restantes 40% decompõem-se em poucos dias após a utilização!).

Para além disso, estes detergentes ecológicos não contêm fosfatos, que potenciam o crescimento de algas, ameaçam outro tipo de vida marinha e reduzem os níveis de oxigénio da água. Os produtos EcoX tornam-se ainda mais ecológicos porque podem ser adquiridos a granel de forma económica, permitindo adquirir especificamente a quantidade de detergente retendido e assim adaptar as suas compras às verdadeiras necessidades do momento.

Ao reutilizar as embalagens estamos também a contribuir de forma importante para um menor consumo de plásticos com todas as vantagens do ponto de vista ambiental. Estes detergentes ecológicos e naturais asseguram, assim, a reutilização de um resíduo perigoso para o ambiente, têm um bom poder de limpeza com espuma controlada, não têm um impacto negativo nos oceanos e só compras aquilo de que precisas.

Programa de economia circular

E como “acreditamos que a inovação – na ciência, na sociedade civil, nas vidas de todos nós – só é verdadeiramente válida quando traz um benefício global e não apenas a um grupo restrito e privilegiado”, juntamente com a Mistolin Pro, lançamos o programa Green Grease. Este programa serve-se dos princípios da Economia Circular para solucionar de forma mais eficiente dois problemas com que a maioria dos estabelecimentos profissionais se deparam diariamente: a recolha de óleo alimentar usado e o fornecimento de detergentes ecológicos.

Para conhecerem melhor este projeto podem visitar o site sobre GreenGrease.


Se quiserem ler outros textos sobre sustentabilidade, sigam este link.

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: