O Terceiro Trimestre ou a Preparação

terceiro

O terceiro trimestre não é tão maravilhoso como o segundo, como vamos ver. Só que é mais ou menos como os dias antes do Natal, estamos ansiosos por ver a prenda mais esperada de sempre! Só que, para recebermos as prendas, temos muito que fazer!

A partir da semana 28 até ao nascimento, temos o terceiro trimestre com as suas notícias boas e menos boas. Vamos começar pelo mais doce!

As Boas Notícias

No terceiro trimestre, o nosso corpo começa a adaptar-se melhor ao parto e muitas mães, como eu, vão começar a fazer os treinos das contrações com as Braxton Hicks. Nem todas as mães experimentam este tipo de contrações. No meu caso, a barriga ficava dura e era um pouco incómodo mas não doloroso.

Uma alteração boa, neste terceiro trimestre, para mamãs como eu, é o aumento de seios! De repente, passar do 34 para um 36 é bom e ainda aumentará mais. Faz de conta que fizemos um implante gratuito.

Ao chegar a este trimestre, sabemos que o bebé está quase a chegar e podemos começar a organizar a chegada do novo membro da família. O quarto, a roupinha, o plano de nascimento são passos maravilhosos. Muitas mamãs, como eu, passam pelo nesting. É um instinto natural em organizar o que nos rodeia para o bebé. Pintar quartos, lavar casas de banho ou esfregar o chão é um dos sintomas. Eu consegui, com a ajuda dos meus homens, limpar a casa toda e picar vários projetos que sempre quis fazer! O facto de estarmos mais confinados também ajudou!

Não se esqueçam de procurar a lista com o que devem levar para o hospital. A mala da maternidade é um must e convém andar no carro ou, pelo menos, estar preparada por volta das 35 semanas, just in case!

No caso de quererem preservar as células estaminais do cordão umbilical, esta é a altura ideal. Nós optámos pela Crioestaminal, onde já temos a dos outros manos. Faz de contas que é um seguro que esperamos nunca acionar!

As Notícias Menos Agradáveis

A uma certa altura, a maioria das mães começa a inchar. Não tem a ver com o peso ou o facto de estarmos a engordar. Trata-se apenas de retenção de líquidos, uma forma de nos prepararmos para o parto. Por isso, não se esqueçam de tirar os anéis antes disso acontecer. Pode ser necessário cortá-los mais adiante.

Ao mesmo tempo, voltamos a sentir-nos ligeiramente mais cansadas, à medida que as semanas passam. No fim da gravidez, eu e muitas outras mães só queremos que o bebé nasça… o que não significa que fiquemos menos cansadas, quando já cá estiver fora. Teremos é mais mobilidade!

Há quem fique com azia. Não me aconteceu nesta última gravidez, mas nas outras sim. Não é agradável. Temos fome e, ao comer, ficamos com azia. O truque é comer pouco e mais frequentemente. Pelo menos, funcionava para mim.

E o que dizer das varizes e das hemorroidas? Sim, ninguém avisa que isto pode ficar feio ali para baixo, feio e doloroso. No entanto, tudo passa. Falem com a vossa obstetra, que poderá dar-vos alguns conselhos e até medicação para ajudar. As idas ao mar foram essenciais para as minhas pernas, este ano.

As marcas de guerra, como chamo às estrias, não acontecem a todas as grávidas, nem em todas as gravidezes, mas quando acontecem, acontecem. Foi nesta última, a minha quarta gravidez, que fiquei com a barriga cheia de marcas, apesar de ter tanto ou mais cuidado do que nas outras. Cremes, óleos, fiz tudo o que podia, mas mesmo assim, tenho estrias e com muito orgulho (se não tivesse, ficaria orgulhosa também).

E o que dizer do cérebro de grávida? Ui! Ainda por cima, estende-se por estes primeiros tempos de mamã recente. Esquecimentos, confusão, tudo passa num instante. Enquanto não passa, um caderninho e uma caneta são os nossos maiores aliados. Só não convém esquecer onde os colocam!

Poderão sentir-se inchadas, cansadas, com dificuldade em dormir e sonhar muito, peitos a ficarem húmidos com leite. Tudo passa e, muito em breve, terão o vosso bebé nos braços. Não se esqueçam, tudo isto terá valido a pena!

Vejam o que acontece ao bebé, no terceiro trimestre!

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: