Pastelaria Batalha, Tentações a cada dentada

Pastelaria Batalha

Todos sabemos que é impossível não ceder a, pelo menos, algumas tentações nesta época natalícia. Se estão com vontade de ceder à tentação, aconselho-vos a Pastelaria Batalha!

pastelaria Batalha

No sábado passado, fomos lanchar à Pastelaria Batalha e espreitar as maravilhosas e doces (e salgadas) tentações que por lá há. Em primeiro lugar, fica situada numa zona mágica, mesmo ao lado da Praça Luís de Camões, a 5 minutos do comboio e pertíssimo do metro.

pastelaria Batalha

Doces de Natal

O problema do natal é que é impossível dizer que só há dois ou três doces típicos. Começamos com as azevias de grão, os sonhos, as rabanadas e as filhós, mais tradicionais.

pastelaria Batalha

Depois pensamos, uma sericaia, um tronco de natal, uma torta de clara e as famosas broínhas.

Quem se esqueceu do Pudim Abade de Priscos ou a lampreia de ovos?

O Natal é excelente para irmos aos doces conventuais como as castanhas d’ovo ou as trouxas d’ovos… Mas há sempre muito mais!

pastelaria Batalha

Não nos podemos esquecer do famoso bolo rei ou bolo rainha, conforme as preferências da casa.

pastelaria Batalha

Para além disso, para os vegan ou familiares de vegans, há bolo rei e bolo rainha vegan, entre outras iguarias, como o pastel de nata vegan… Eu sei que o pastel não é natalício, mas é tradição de todos os dias!

pastelaria Batalha

Pastelaria Batalha

Ao estar ali, pensei como somos um povo abençoado com tantas delícias. Temos realmente uma gastronomia riquíssima, em todos os quadrantes.

Pastelaria Batalha

Porém, para além dos doces e salgado maravilhosos, produzidos na pastelaria, houve algo mais que me tocou. Aquilo é mais do que uma pastelaria, é um projeto de uma família, agora com a cara de um casal jovem, vibrante e cheio de energia.

Na restauração (em geral), é complicado este tipo de trabalho. As horas longas e contínuas. Não há fins de semana e as férias, pelo menos no natal, são quando o trabalho for todo entregue para que os consumidores possam ter um feliz natal.

Por isso, ver ali um casal jovem, a trabalhar lado a lado fez-me muito feliz! Gostaria de lhes desejar muito trabalho este natal (mesmo sabendo que é um desejo tipo faca de dois gumes) e, ainda mais, durante todo o ano.

Na verdade, estava tudo tão bom que o continuar do sucesso está garantido à partida! O que interessa dizer é que, se passarem pela baixa, vão lá provar as iguarias e, se gostarem, podem fazer logo a reserva para o vosso natal!

pastelaria Batalha

Desde já agradeço à Zara Quiroga e à Pastelaria Batalha por terem gentilmente cedido as fotografias. Deixo-vos aqui mais algumas fotos que ajudam a babar, mesmo à distância

pastelaria Batalha
pastelaria Batalha
pastelaria Batalha

São as lembranças que contam. Não se esqueçam!

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: