Pequenos Detetives de visita aos Museus

torre de belém

 

Ano novo, velhos hábitos & tradições a manter ou continuar este ano. Quem é que já conseguiu visitar todos os museus com entrada gratuita aos domingos e feriados? É das raras heranças do ano passado que nos orgulhamos. Tendo-nos facilitado o acesso a estes espaços o(s) problema(s) residem em: *depois de uma estafante semana de trabalho, organizar uma visita ao museu; *visitar um destes espaços com crianças ou, pior ainda, com adolescentes (telemóvel, auriculares, redes sociais atualizadas ao segundo, óculos de sol, t-shirt [mesmo no dia mais frio do ano], arrastar de pés).

torre de belém

A melhor maneira de enfrentar uma deslocação destas é, em primeiro lugar, selecionar um museu ou priorizar uma lista de alguns museus entre os propostos (mais cedo ou mais tarde vamos querer ter visitado todos):

# Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
# Castelo de S. Jorge
# MAAT
# Mosteiro de Jerónimos
# Museu da Marinha
# Museu da Marioneta
# Museu da Música
# Museu de Arte Antiga
# Museu de Arte Contemporânea
# Museu de Arqueologia
# Museu de Arte Popular
# Museu de Etnologia
# Museu de Lisboa – Bordalo Pinheiro
# Museu de Lisboa –
Núcleo Arqueológico da Casa dos Bicos
# Museu de Lisboa – Palácio Pimenta
# Museu de Lisboa – Teatro Romano
# Museu de Lisboa – Torreão Poente
# Museu de Lisboa – Santo António
# Museu do Aljube
# Museu do Azulejo
# Museu do Chiado
# Museu do Dinheiro
# Museu do Fado
# Museu do Teatro e Dança
# Museu do Traje
# Museu dos Coches
# Palácio Nacional da Ajuda
# Palácio Nacional de Mafra
# Panteão Nacional
# Torre de Belém

 

A par destas excelentes propostas, existem ainda dias muito especiais a não perder de vis(i)ta:

# Oceanário de Lisboa & Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva, vale a pena estar atento às campanhas dos bilhetes VaiVém, dois bilhetes por um.

# Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, bilhete de criança grátis (até 5 anos inclusive) e completamente gratuito a 18 de maio – Dia Internacional dos Museus, 25 de julho – Aniversário do Pavilhão do Conhecimento, ou 24 de novembro – Dia Nacional da Cultura Científica.

# Jardim Zoológico de Lisboa & Cartões especiais. Com a apresentação do Cartão BP PremierPlus nas bilheteiras do Jardim Zoológico, podemos trocar os pontos acumulados por entradas gratuitas (1700 pontos = 1 entrada de criança / 2700 pontos = 1 entrada de adulto ou 3ª idade). Para quem já aderiu aos seguintes cartões, parabéns porque Clube RIK&ROK oferece a entrada para crianças até aos 10 anos; Clube Pelicas oferece a entrada para crianças até aos 13 anos; Clube Olá oferece a entrada para crianças até aos 12 anos; e ACP Júnior oferece a entrada para crianças até aos 12 anos.

A par destas possibilidades de visitar de forma livre com a família monumentos, palácios e museus, há ainda a celebrar duas importantes datas: o Dia Internacional dos Museus a 18 de maio com a organização de diversas atividades e a entrada livre ao longo de todo o dia em todos os Museus e Palácios da DGPC; e em maio, a Noite dos Museus, em que todos os Museus e Palácios da DGPC têm entrada livre a partir das 18:00.

De seguida só falta munir, cada um dos jovens, com os famosos folhetos informativos que se encontram à entrada de qualquer um destes espaços e uma caneta para colocar os visto de verificação. Rápida reunião familiar onde são discutidas as caraterísticas do museu, os pequenos encarregues de não deixar escapar cada uma das salas, objetos ou artefactos mais relevantes e os mais velhos a descrever a relevância de cada um deles e contribuir para o InstaStories do dia (sem flash).

 

One comment on “Pequenos Detetives de visita aos Museus

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: