Poupando em Março

Como vai essa organização financeira? Há 15 dias, falámos de maneiras de nos organizarmos para conseguirmos controlar o que gastamos. Essa parte é muito importante. E depois poupar.

Na verdade, deveria colocar-se dinheiro na poupança antes dos gastos. No entanto, a realidade é diferente e só o conseguimos fazer se realmente cortarmos no que é supérfluo e nos fixarmos no que é importante.

Pensem nas poupanças como uma espécie de um seguro… Se houver um problema com o carro, com o emprego, com a saúde, é bom ter esta poupança para nos ajudar.

O ideal é ter cerca de meio ano de despesas correntes poupadas para algum problema (e não ser levantado, preferencialmente). Depois ter poupanças por objetivos (carro, entrada para uma casa, PS4), de modo a evitar comprar seja o que for por empréstimo… à excepção da casa.

10 formas de poupar dinheiro

  1. Estude bem as despesas que tem com o seu banco e compare. Pode poupar algum dinheiro aí. Experimente este comparador da DECO.
  2. Aprenda a arranjar o que precisa. Não estou a falar de canalização mas desde persianas a calças rotas, tudo é poupança.
  3. Analise a forma como usa água, gás, electricidade, TV cabo, internet, subscrições. Veja se pode fazer poupanças ao mudar de operadores. Já agora, veja se não está a gastar dinheiro desnecessário em subscrições online, no telemóvel ou em papel.
  4. Venda tudo aquilo que já não lhe faz falta… Esse pode ser um fundo para as férias ou um computador. Há várias feiras de bagagem em todo o lado e há o OLX, Custo Justo e várias páginas no Facebook. (cuidado com os esquemas)
  5. Crie mealheiros específicos para objetivos específicos. Pode ser o mealheiro dos livros, do cinema, etc. e tudo o que for moedinhas pode ser colocado lá. Quando tiver fundo suficiente, merece um mimo.
  6. Usar o cartão de crédito o mínimo possível e pagar tudo no inicío do mês para evitar pagamentos de juros desnecessários.
  7. Troque roupa com outros, aceite roupas de outros, ofereça roupas a outros… A economia circular ajuda a poupar!
  8. Menu da semana, marmitas e lista de compras são grandes aliados na poupança. Aproveitar as promoções, comparar preços e ter uma horta urbana também!
  9. A biblioteca tem livros e Cds. Os parques e as praias são excelentes lugares para um piquenique. Há centros comerciais com filmes gratuitos. O IKEA tem o Smalland onde os filhos entre os três e os dez anos podem ficar, enquanto os pais tomam um café. Exposições gratuitas, museus ao domingo, há uma panóplia de atividades grátis para todos.
  10. Inscrevam-se em empresas de estudo de mercado ou de comunidades como a Youzz, é uma forma de ganharem dinheiro ou experimentarem produtos novos.

A ideia é poupar. Tudo o que conseguimos converter em dinheiro ou evitar gastar dinheiro é positivo. Vamos a isso!

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: