Recuperar em vez de comprar – Sustentabilidade

recuperação de móveis

Estamos na fase de re-decorar a casa. Em alguns casos, decidimos recuperar em vez de comprar novo. Depois de mudarmos de casa pela 7ª vez em 20 anos, já se comprou e adaptou muito mobiliário.

Os sofás, por exemplo, graças aos amigos felinos e aos filhos, não têm tido salvação. Outras peças têm sido recuperadas ou reutilizadas com outras funções.

A mesa do Cantinho do Pequeno-Almoço

Eu queria muito um cantinho para as crianças poderem tomar o pequeno-almoço na marquise, de manhã. E, claro, para eu poder tomar um café sossegadamente, já depois de estar sozinha em casa. Sim, sou absolutamente altruísta!

Tínhamos esta velha mesa redonda, à qual não queria colocar uma camilha. As camilhas têm tendência a ficarem sujas de Nestum, com migalhas coladas ou ensopadas de café. Os acidentes acontecem e eu prefiro minimizar as consequências.

Pegámos numa lata de tinta que tinha comprado no IKEA, para pintar um banco escadote. Coloquei papéis no chão para que não sujasse nada. São da areia do gato e de um saco de papel usado até rasgar.

Pintámos as pernas da mesa, os rebordos e a parte de baixo de branco. Secou num instante e demos uma segunda demão.

Tínhamos uma velha toalha de plástico (eu sei) com cerca de oito anos e com pedaços já estragados e recortámos a melhor parte para fazermos o tampo. Colámos à volta com cola quente mas admito que não funcionou bem. Para já, tem servido bem assim. Os acidentes são rapidamente remediados e todos estão contentes.

recuperação de móveis

Na base colocámos um vaso (não ficou nesta foto) que dá mais estabilidade à mesa. Agora, tem sido o local de encontro matinal e onde os pais tomam o seu café, de forma descontraída, a apanhar solzinho ao fim da tarde!

Recuperar em vez de comprar é uma forma responsável de sustentabilidade. Conseguimos adaptar o que queremos ao nosso gosto e não deitamos para o lixo mobiliário antigo. É que esse é o destino de muitos monos!


Como participar Na Senda da Sustentabilidade

Se quiserem participar na rubrica Na Senda da Sustentabilidade , enviem um email para info @ odiadaliberdade . blog (sem espaços). São sempre bem-vindos! Espreitem outros textos da Rubrica. Sigam-nos no facebook e no instagram!

Se gostou, partilhe!

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: