Sharenting e ter um blog de família

sharenting

O que é isso de Sharenting? Esta palavra surge da mistura entre as palavras Share (partilhar) e Parenting (parentalidade). Sharenting é a partilha de fotos, vídeos e comentários dos filhos.

Eu sei que é fofinho e não julgo quem o faz. No entanto, sinto que é meu dever como mãe respeitar os limites da privacidade dos meus filhos. Hoje em dia, as crianças são expostas diariamente, publicamente e têm direito a decidir se o que é deles pode ou não ser partilhado publicamente.

Ainda em 2015, um tribunal proibiu os pais de uma jovem de 12 anos de colocarem fotografias suas no facebook, a pedido da mesma. Eles têm direito a preservar a sua imagem. Tentamos, ao máximo, preservar a imagem dos nossos filhos, sem perdermos a nossa essência como blog de família.

Imaginem que, um dia mais tarde, uma criança concorre a presidente da república ou quer ser juiz e alguém vai à internet e retira uma foto deles a tomar banho ou numa foto fofinha, mas que não gostaríamos de ver aos 30 anos, expostas no mundo.

Por isso, tentamos proteger a identidade dos nossos filhos, sem deixar de querer partilhar o que de melhor temos no mundo: a nossa família. Neste momento, tentamos sempre perguntar aos filhos se podemos partilhar determinada fotografia ou evento das suas vidas. E, por vezes, mesmo estas fotos inocentes sem caras visíveis são motivo para debate.

Sharenting é inspirador. No entanto, a partilha de demasiada informação ou até de algumas imagens pode ser um problema para as nossas crianças, um dia mais tarde ou até no presente. Regras simples são não tirar fotos próximas da residência ou escola dos filhos, não tirar fotos com objetos de valor ou uniformes escolares, fotos que possam ser alvo de gozo mais tarde, nuas ou no banho.

Há cuidados a ter nas redes sociais e ter um perfil privado pode ser uma opção. Como blog, temos o nosso perfil público, tentando seguir as regras básicas da segurança. Quero pensar que os meus filhos não se sentem violados no seu direito à imagem e à privacidade.

Tentamos partilhar aquilo que consideramos ser importante para outros pais, novos pais ou pais a passar por determinado processo e que o texto talvez possa inspirar ou ajudar a resolver algumas questões que vão surgindo à medida que os filhos vão crescendo.

Para além disso, um blog de família é muito mais do que um repositório de fotos fofinhas. É um lugar seguro onde podemos sugerir momentos importantes em família, onde partilhamos receitas, sugestões de passeios e entretenimento ou até partilha de opiniões sobre produtos usados pelos membros da família.

Aqui, podemos estar e partilhar o que nos preocupa ou que nos aborrece, sabendo que o limite está traçado. Se quiserem saber mais sobre nós, podem ler na nossa apresentação ou façam perguntas no instagram. Estamos aqui por nós e por vós!

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: