Meet Vincent van Gogh em Lisboa

Vincent

Meet Vincent van Gogh é das melhores exposições que vi nos últimos anos com os filhos e já vão descobrir porquê. Não é fácil fazer com que as crianças se interessem e entusiasmem com uma ida a uma exposição ou a um museu… Só que esta é mesmo muito diferente!

Sempre fui a museus quando era pequena e os meus filhos também. Com cerca de nove meses, o nosso mais velho foi visitar o Museu Rainha Sofia em Madrid e dormiu uma bela soneca no carrinho… Depois disso, tem ido a muitos mais, incluindo o Louvre.

Vincent

Quando temos a oportunidade de ver algo diferente e belo, aqui em Lisboa, não queremos perdê-la. Assim, fui com os meus 4 pequenos, apesar de dois deles já estarem mais altos do que eu, visitar a exposição Meet Vincent van Gogh, no Terreiro das Missas (onde há estacionamento gratuito). Aproveitem para fazer o Peddy Paper, ao longo do percurso!

Meet Vincent van Gogh

Vincent

Não é uma exposição de originais na parede, é muito mais do que isso. É uma experiência em que ficamos submergidos na vida de Vincent Van Gogh. Com acompanhamento áudio e interactivo durante toda a viagem, vamos acompanhando a vida de Vincent, narrada na primeira pessoa ou através dos seus entes queridos, como o pai ou o irmão.

Nessa viagem, descobrimos as fases da sua vida e a da sua obra. A ida para Inglaterra para ser Pastor ou a ida para o campo e as suas primeiras experiências como artista são-nos contadas ao ouvido e em filme.

Vincent

As fases mais importantes são mostradas em cenários em tamanho quase real e quase que conseguimos ser transportados para o tempo e vida de Vincent. Os sons, as imagens, os móveis e paisagens tornam esta experiência como uma das mais enriquecedoras que tive com os meus filhos.

De facto, durante o tempo que lá estivemos, não houve aborrecimentos. Alguns sentaram-se a experimentar os desafios propostos, outros repetiram alguns dos cenários para perceberem melhor a história.

O quarto da Casa Amarela, a comunhão artística com Gauguin (que não funcionou assim tão bem), a doença mental, tudo está tão bem descrito que parece que estamos dentro de um filme.

Vincent

Um espaço em família ou com amigos

Apesar de só estar em Lisboa até dia 06 de fevereiro, é um bom espaço para visitar em família ou com amigos. O meu filho mais velho já combinou voltar lá com amigos, pois achou que eles também vão gostar. Para quem procura algo diferente para fazer com os filhos ou em família, é um óptimo espaço.

Vão aprender, vão-se inspirar e vão gostar. As entradas são limitadas por hora, por isso, aconselho a planificarem com alguma antecedência. Podem ver na página da UAU Produções, o local onde podem adquirir os bilhetes, os horários e as restrições.

Vincent

Senti-me bastante segura, lá dentro. O espaço é amplo, o uso de máscara é obrigatório e há álcool gel para desinfetarmos as mãos. Não deixemos a cultura morrer, se as condições certas estiverem reunidas!

Para casa, trouxe um mini artista que, assim que chegou, foi pintar!

quadro do C.

Outra exposição que também gostámos de visitar foi esta, sobre lixo… infelizmente, já não está patente! Mais virão, bem como melhores dias!

Boas Festas!

10 comments on “Meet Vincent van Gogh em Lisboa

  • Isabel Jesus , Direct link to comment

    O museu Rainha Sofia deu-me cabo das costas…
    A exposição de Van Gogh parece-me muito interessante e ainda mais para famílias já vi reviews fantásticas.
    Eu espero poder voltar aos museus mais para fevereiro… sabes que só desde novembro comecei a sair mais de casa…

  • Ricardo Rodrigues , Direct link to comment

    Já tive oportunidade de ver uma exposição de originais de Van Gogh quando estive em Amesterdão em 2015 e adorei. Dividido por “categorias”, foi uma agradável surpresa. Acho que fazes bem em levar os teus filhotes a este tipo de exposições, pois é aí que começamos a cultivar o nosso conhecimento e quem sabe se eles não desenvolvem o gosto pela arte e pintura?
    Beijinhos.

    • Silvia Reis , Direct link to comment

      Deve ter sido muito interessante!
      É verdade. Todos gostam de música, mas tenho um que tem um olho especial para estas coisas da pintura. Definitivamente não sai à mãe!
      Beijinhos

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: