Filhos dos Oito aos Oitenta

Diferentes idades têm diferentes interesses, mais importante ainda, são lhes destinadas diferentes experiências e vivências. Numa família numerosa, cujos filhos têm idades muito diferentes, isto sobressai bastante.

Quem tem dois, três ou mais filhos muitas vezes encontra-se no difícil dilema, como agradar gregos e troianos, como levar os filhos mais velhos a um concerto dos WhiteSax Band sem que os mais novos se aborreçam; como levar os mais pequenos ao Parque Recreativo do Alto da Serafina sem que os mais velhos perguntem de dez em dez minutos a hora de regresso. Isto explica-se da mesma forma como uma criança gosta de ficar acordada até às 10 horas da noite (não durante o calendário escolar) e um adolescente gosta de ficar na cama até às 10 horas da manhã (pelo menos). Os filhos não são iguais, não há necessidade de arrastar toda a família para todo o lado. Sogros e avós também fazem parte da família, então porque não os “arrastamos” para as nossas atividades em família igualmente?

Não querendo desfragmentar a família (divide et impera), podemos planificar algumas atividades com alguns elementos da família. Existem atividades e espaços destinados aos mais pequenos, como a exposição “Com a Cidade a Nossos Pés”, Portugal dos Pequenitos, os parques infantis como o parque Aventura ou Da Turma da Mônica, Kidzania ou o Lego Fun Factory; e espaços mais juvenis, como o circuito de obstáculos suspensos do Parque da Pedra, Bounce, um dos muitos Skateparks ou Festivais de Verão. Não conseguindo ir toda a família próxima, só nos temos de lembrar que há mais família: tios, primos, irmãos, compadres e amigos com filhos que podem organizar estas atividades (connosco).

Finalmente, temos de focar também espaços e atividades infantojuvenis, como um passeio até à praia/rio, o Parque do Alvito, ver um filme ao ar livre (Fábrica da Pólvora,Quinta das Conchas), comer uma Bola de Berlim ou um gelado em qualquer lado ou passeio, … Por último, que tal telefonarmos a perguntar como estão os nossos sobrinhos ou afilhados e planear ainda alguma coisa este verão também?

Há atividades dos 8 aos 80, para os 8 e para os 80. O que desejamos? Filhos que se comportem dos 8 aos 80, ou filhos com 8 ou 80 anos. É muito saudável quando nos lembramos que cada idade (atividade) tem uma atividade (idade).

Para a semana fica a proposta (e solicitação de sugestões) de espaços e atividades adultas, cuidado, não “para adultos”. Nós também merecemos!

One comment on “Filhos dos Oito aos Oitenta

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: