Fritz Bauer: Agenda Secreta

Não é o Euro nem outros grandes eventos que se passam lá fora que nos vão fazer deixar de ir a atividades como o cinema. E nesta quinta-feira, enquanto 90% dos portugueses assistiam ao jogo, lá fomos nós ver este filme alemão.
No final dos anos 1950, Fritz Bauer foi o juiz e advogado que conseguiu levar antigos nazis como Adolf Eichmann à justiça, tendo ajudado na captura e tratado do julgamento e condenação de um dos principais arquitectos do Holocausto, que estava na altura a viver na Argentina.
É nesta época de corrupção, tristeza e maldade, na Alemanha, onde vários antigos oficiais nazis estavam no poder da Alemanha Ocidental. Ele ajudou a condenar vários desses oficiais. O filme relata a história dessa altura. em que ele vivia num mundo completo de interesses pessoais e de vingança.
Este filme é incrível, apesar de tudo o que se possa dizer, e pode-se dizer que é bom e mau: mau, porque esta é uma realidade que já existiu e ainda existe nalguns países, mas também feliz, porque é bom saber que ainda há por aí pessoas que se sacrificam pelos seus ideais.
É sem dúvida um grande filme, muito interessante, recomendável a jovens e adultos , um filme que fala sobre justiça, não só pessoal, como também moral e do país onde se passa a ação. Teve de o trair para o salvar. Sacrifícios pessoais pelo bem, é ótimo saber que eles podem existir.
Como seria um mundo sem o bem?

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: