Mistério no Quartel dos Bombeiros, a não perder

Quartel

Este fim de semana, recebemos o novo livro de Ana Valente e Isabel Moiçó e já foi devorado. Mistério no Quartel dos Bombeiros, o segundo volume da série, promete ser uma leitura super divertida, para o verão.

O primeiro volume tinha sido lido num instante e, por isso, assim que o nosso N. se apercebeu deste novo volume cá em casa, apreendeu-o e não o devolveu até ter terminado, o que durou cerca de umas horas. Quando ele gosta de um livro, o mundo desaparece e só volta a existir quando ele termina a leitura.

Esta nova coleção tem esse dom, o de os prender até terminarem. No segundo volume, os nossos heróis, João e Rita, vão ajudar os bombeiros a desvendar o mistério dos incêndios. Em primeiro lugar, é óptimo poder falar de um tema tão quente, todos os verões.

Passa-se na zona centro, perto de Viseu, uma zona fustigada pelos incêndios todos os anos. É igualmente interessante perceber o cuidado que as autoras colocaram na explicação do trabalho e hierarquias de um quartel de bombeiros.

Para além de todo o mistério e do percurso que o trio de amigos leva para conseguir solucioná-lo, as autoras têm um cuidado enorme com a linguagem e as explicações. Os jovens leitores conseguem assim seguir a história e aprender muito mais sobre o mundo que os rodeia.

Depois, os parabéns para Paulo Silva, o ilustrador, que enriquece a história. As ilustrações são giras, bem adaptadas à idade dos leitores e tornam a leitura mais divertida.

Já leram o primeiro? Aproveitem para ajudar os vossos filhotes a pôr a leitura em dia!

SINOPSE

As sirenes ouvem-se mais uma vez. Os carros dos bombeiros avançam a toda a velocidade. João e Sherlock percebem que têm de atuar.
Um verão quente, fogos para apagar e mistérios para resolver. Será que o João e a Rita conseguem?
Os bombeiros vão ter este verão uma ajuda especial. Há novas aventuras do Jossauro e da Sherlock. Não queres perder, pois não?
Destemidos e atentos, o João e a Rita vão ajudar os bombeiros a resolver um mistério num verão quente e com muitos fogos. Será que apanham o criminoso?
As férias de verão na terra do primo do João são sempre uma grande aventura. A Sherlock ajuda a desvendar mais um mistério. Os bombeiros precisam de ajuda dos heróis do momento!
Os mistérios e as aventuras continuam. Será que os amigos conseguem saber quem está a complicar a vida aos bombeiros?

Não se esqueçam de ver as nossas sugestões para as leituras para os pais!

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: