Na senda da sustentabilidade, esta semana, falamos de preocupações que evolvem para projetos concretos e bonitos de pessoas que, com o seu talento, vão tentando mudar a sua forma de viver e a de quem os rodeia. Foi o caso de Rafaela que, ao ser mãe, percebeu que queria um mundo diferente para a filha.
Assim surgiu o seu projeto A Morgadinha Artesanato, que convido a visitarem e seguirem. Muito obrigada à Rafaela por ter aceite este desafio.
Morgadinha Artesanato
A página A Morgadinha Artesanato começou já há algum tempo como que por brincadeira e passatempo… Cresci numa família de talentosos artesãos nesta área e daí o bichinho ter começado a crescer.
A minha avó Materna tinha muito jeito para a costura e passou me algumas coisas o resto veio com o tempo e com a vontade de aprender… Comecei por descobrir como e onde comprar tecidos e materiais que precisava e ia criando… Vendia online e em feiras…
Enfrentando a vida foi andando e as prioridades mudam… Fui mãe e surgiu uma enorme necessidade de contribuir para que o futuro da minha filha fosse melhor… Olhando para trás vejo me agora uma pessoa diferente do que era… Novos hábitos, novos pensamentos, novos objectivos…
Pessoalmente, comecei a fazer reciclagem, evitar o plástico comprando a granel e utilizar e consumir o mais natural possível… E de um momento para o outro fiz um STOP na minha página e recomecei de novo também…
A partir desse momento deixei de comprar tecidos na quantidade que comprava e comecei a reutilizar o que tinha e o que me iam dando. Por exemplo, uma camisa que já não se usa da para fazer imensa coisa… E ainda aproveitamos os botões…
Tenho aproveitado os restos de tecidos que as pessoas já não usam para criar novos produtos e aqueles bocados de tecido que já não servem para grandes produções e são vendidos como desperdício… O desperdício têxtil é enorme porque o consumismo também o é…
Todos os anos nos saldos as pessoas gastam fortunas e deitam fora imensa roupa… Esta mentalidade tem de mudar… Como costumo dizer: Deixem de comprar para criar e comecem a criar reutilizando… Agora, cada peça é única pois com o aproveitamento dos tecidos dificilmente consigo fazer duas peças exactamente iguais… O que torna o artigo único e original…
Em relação ao envio das encomendas, as caixas e envelopes são também reutilizados… Pouco ou nada é comprado de origem… Tudo é reutilizado…
Este tipo de mudança nem sempre é fácil de aceitar pois, muitas vezes, tenho pedidos de duas peças ou mais iguais e nem sempre as pessoas aceitam. Quando explico o motivo, noto que já entendem e muitas apoiam a iniciativa…
Termino agradecendo a oportunidade de estar nesta rubrica e a todos os que me apoiam…
Como participar Na Senda da Sustentabilidade
Agradecemos à Rafaela esta iniciativa e desejamos-lhe um grande futuro sustentável.
Se quiserem fazer a diferença e participar na rubrica Na Senda da Sustentabilidade , enviem um email para info @ odiadaliberdade . blog (sem espaços). São sempre bem-vindos! Espreitem outros textos da Rubrica.