Hoje vamos falar de pequenos passos, nesta senda da sustentabilidade, que podemos dar quando vamos às compras, a favor de um mundo melhor. Algumas mudanças são tão pequenas, que é apenas uma questão de hábito.
6 passinhos na nossa senda
- Em primeiro lugar, uma lista de compras. Desde comida a roupa, o melhor é só comprar aquilo que realmente nos faz falta e uma lista de compras faz toda a diferença.
- Sacos, saquinhos, sacões, no carro, na mala, na mochila. Carregar as compras na mão, na mochila, num saco de pano e evitar ao máximo um saco novo é muito importante.
- Evitar comprar tudo o que seja de plástico, garrafas, pacotes com palhinhas, e preferir vidro, caso seja possível.
- Evitar as embalagens extra ao máximo. Frutas, carne, peixes e vegetais em cuvetes são desnecessários, na maioria dos casos.
- Conhecer os vizinhos, aqueles que têm um quintal maravilhoso, cujos limões se estragam e couves com dois metros, pode ser uma maneira de ajudar o planeta. Pode combinar preços simpáticos com luta contra o desperdício alimentar… e fazer bons amigos.
- Tirar do carro todo o peso extra protege o planeta. Combinar a volta, de modo a poupar quilómetros, e salvar a camada de ozono é uma mais-valia. No entanto, a primeira pergunta é: Será que posso ir a pé?
São 6 pequenos passos nesta senda, cada vez que vamos às compras. Porém fazem toda a diferença. Façam as contas: 2 sacos de plástico por semana são 104 sacos salvos ( e isto, na pior das hipóteses), a quantidade de plástico anual em cuvetes e garrafas de plástico, a gasolina poupada em pequenas viagens. Tudo isto somado vai tendo alguma repercussão e, se todos fizéssemos o mesmo, seria excelente!
Se quiserem ler outras publicações sobre Sustentabilidade, sugiro que leiam estas: Na Senda da Sustentabilidade.
Boas.
São passos simples mas que podem fazer grandes diferenças.
São passos que que poderíamos colocar em prática e é nesmo uma questão de hábito.
Quando se acostumamos já é automático.
Cumprimentos
Os Piruças