Quando se forma uma família, nascem novas tradições. Há algumas que são herdadas da família da mãe, outras vieram com o pai mas há sempre tradições novas ou adaptadas à realidade única de cada família e o meio onde se insere. Quem casa ou quem não casa, quem namora ou só anda, até os amigos coloridos sabem que o que tradicionar, ou seja, o tornar algo numa tradição que todos gostam, derruba muros e une corações.
Por exemplo, quando nos casámos e vivíamos perto das montanhas aproveitávamos para logo no primeiro dia do ano irmos até à serra (frequentemente com neve). Agora, vivendo mais próximo do mar, no dia 1 de janeiro desfrutamos de uma manhã na praia, a ver, ouvir e cheirar o mar. São momentos mágicos para todos.
Quando o núcleo familiar faz anos, movemos montanhas para que todos possamos estar juntos nesse dia. O adolescente faz anos no fim de agosto por isso, todos voltam de férias nesse dia para podermos passar o dia com ele em família. A festa com os amigos fica sempre para setembro que é quando os amigos regressam de férias!
As noites de filme, jogos, as idas aos museus ou a concertos, tudo faz parte deste tradicionar. Os bolos da caneca ao fim de semana, o pequeno almoço especial no dia da mãe, do pai e dos filhos são momentos que ficam para sempre. Um momento especial é a ida às tripas na Torreira com os amigos do coração. O descobrir o Calendário do Advento, a caça aos ovinhos (dentro ou fora de casa), fazer a despedida das férias do verão com uma saída especial são hábitos que os meus filhos prezam e que, no dia em que me sentir velha para o fazer ou eles velhos para o fazerem, significa que terão de evoluir para novas tradições, adaptadas aos novos tempos que se avizinham…
São tantas pequenas coisas que vão tecendo e tornando mais bonita esta teia a que chamamos família. A vida é feita de bom e mau, nem tudo é perfeito mas são estas constâncias doces a que chamamos tradições que tornam as lembranças mais belas e a infância mais mágica. No entanto, as tradições não têm de ser estáticas, evoluem e crescem connosco, mudam connosco e terminam para originar novos momentos, novas eras, novos tempos!
Adorei a reflexão! Que bom compartilhar coisas do coração, tradição -família -movimento-novas gerações. Obrigada !
Muito obrigada 🙂
as “nossas” tradições criam a nossa história familiar 🙂
É isso mesmo 🙂