Trainspotting 2

Se tens menos de 20 anos e os teus pais nunca te apresentaram Trainspotting, não percas tempo a ler esta publicação… Se quiseres mesmo ir ver Trainspotting 2 aluga rapidamente
Trainspotting para perceberes o que estiveste a perder nos últimos anos.

Trainspotting 1 ou o 2 não são filmes bonitos,wp-1487871208328.jpg não têm heroínas maravilhosas nem super homens capazes de ultrapassar qualquer problema e que serão felizes para sempre. Neste segundo filme voltamos à velha Escócia para vermos novamente os velhos amigos Mark, Sick Boy, Spud e Begbie.

Em primeiro lugar, fechem os olhos e ouçam Begpie a falar com o advogado. Quantos palavras de Begpie percebem? Certo… Não é delicioso? Voltando ao filme, Trainspotting 2, bem ao estilo de um Danny Boyle sempre irreverente já não nos dá um murro no estômago como no primeiro. Tem os seus momentos arrepiantes, podemos rir, chorar, sentirmos empatia ou até vontade de pegar Spud ao colo . É um filme muito complexo e completo ao nível das emoções.

Passando a fronteira dos 40, desalentados com a vida, que foi longe e continua longe de ser perfeita, encontramos Mark de regresso da Holanda, Begpie na cadeia, Spud à beira do suicídio e Sick Boy sempre igual a si mesmo. 20 anos depois, os atores envelheceram de forma formidável mas as personagens nem por isso. A toxicodependência e a vida perigosa de negócios obscuros levaram-os ao que parece ser um beco sem saída. Há esperança, há amizades que se relembram, há caminhos que têm de se fazer e homenagens que servem de ponte para o passado. Gostei imenso dos flashbacks que se fundem com o presente e servem de fio que une ambos os filmes, o sorriso de Ewan McGregor em duas situações parecidas foi um golpe de mestre.

Em relação à banda sonora, é novamente maravilhosa e espero que surja um álbum comum aos dois trainspottings! Podemos ouvir músicas icónicas como:

Queen – ‘Radio Ga Ga’
The Clash – ‘(White Man) In Hammersmith Palais’

Iggy Pop – ‘Lust for Life’ (The Prodigy Remix)
Frankie Goes to Hollywood – ‘Relax’

The Rubberbandits – ‘Dad’s Best Friend’
Blondie – ‘Dreaming’
Underworld – ‘Slow Slippy’

Finalizo apenas (SPOILER) deixando-vos a pérola para reflexão:

 Choose life
Choose Facebook, Twitter, Instagram and hope that someone, somewhere cares
Choose looking up old flames, wishing you’d done it all differently
And choose watching history repeat itself
Choose your future
Choose reality TV, slut shaming, revenge porn
Choose a zero hour contract, a two hour journey to work
And choose the same for your kids, only worse, and smother the pain with an unknown dose of an unknown drug made in somebody’s kitchen
And then… take a deep breath
You’re an addict, so be addicted
Just be addicted to something else
Choose the ones you love
Choose your future
Choose life

P.S.- Agradecemos à Revista Metropolis a ida à ante-estreia! Foi muito, muito bom…

Qual a vossa opinião?

%d bloggers like this: